Um bom motorista não é apenas quem dirige bem. Ou seja, um bom motorista é aquele que além do conhecimento de direção, sabe como manter a si, e aos demais usuários das vias, em segurança. Portanto, hoje daremos 10 dicas de regras básicas para segurança no trânsito. Que, consequentemente, farão com que você seja um motorista ainda melhor. E que, acima de tudo, preza pela sua integridade física e dos demais.

Confira as 10 dicas de regras básicas de segurança no trânsito:

  1. Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco traseiro.
  2. Crianças de até 7 anos e meio nos carros devem usar os equipamentos de proteção adequados a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).
  3. Pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre. Dê passagem à vida!
  4. Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona.
  5. Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.
  6. Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres.
  7. Motociclista use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.
  8. Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito.
  9. Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.
  10. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.

O que achou da matéria: 10 dicas de regras básicas para segurança no trânsito? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.