São diversos os problemas e dificuldades que os motoristas podem encontrar ao dirigir pelas ruas e rodovias do nosso país. No entanto, perder a calma é a pior opção quando falamos de trânsito. Portanto, manter a calma no que diz respeito as vias, lentidão e eventuais problemas com o carro, é a melhor opção para você e os demais usuários.

Confira as dicas pois perder a calma é a pior opção quando falamos de trânsito:

  1. É essencial que você verifique regularmente o sistema de arrefecimento do motor. Ou seja, fique atento a eventuais vazamentos e complete o nível regularmente. Em outras palavras, um superaquecimento do motor, definitivamente, não será nem um pouco agradável em meio a um congestionamento.
  2. Ao contrário do que muita gente pensa, ligar e desligar o motor a cada parada gasta mais combustível e pode sobrecarregar a bateria. Portanto, desligue o motor apenas se perceber que o veículo não irá se deslocar por vários minutos. Atenção especial se você estiver em um túnel. Ou seja, se o trânsito parar, desligue o motor para evitar acúmulo de monóxido de carbono.
  3. Para poupar os freios no “anda-e-para” do trânsito, mantenha distância do carro da frente para evitar recorrer ao pedal com tanta frequência. No entanto, se o trânsito parar em subidas ou descidas, use o freio de mão.
  4. Apoiar o pé no pedal da embreagem é um dos piores vícios dos motoristas. Acima de tudo, isso reduz muito a vida útil do conjunto. Além disso, evite também movimentar o veículo apenas aliviando o pedal.
  5. A dica é velha, mas é bom sempre checar se som e lanternas estão desligados antes de trancar o veículo. Ou seja, evitando assim, que a bateria do carro descarregue.

E mais…

  1. Lembre-se sempre de calibrar os pneus periodicamente. Seguindo sempre a recomendação do fabricante. Isso por que cada veículo possui calibragens próprias.
  2. O rodízio é a melhor maneira de prolongar a vida útil dos pneus de seu carro. Em outras palavras, a maioria dos fabricantes recomenda realizar a troca a cada 10 mil quilômetros. Neste caso, os pneus devem ser trocados de forma diagonal: o pneu dianteiro esquerdo pode ser colocado no lugar do traseiro direito, por exemplo.
  3. No caso do motorista, é importante ajustar o banco na posição correta de dirigir, deixando braços semi-flexionados e com todos os pedais ao alcance dos pés; estes cuidados são suficientes para chegar ao destino mais relaxado.
  4. Se você vai enfrentar uma viagem longa, fica a dica: faça pelo menos duas paradas para descanso caso a viagem dure mais de três horas. Aproveite a pausa para alongar o corpo, saindo para fora do carro e esticando braços e pernas.; se não for possível deixar o veículo, faça alongamentos com mãos e pés.
  5. Antes de cair na estrada, é fundamental fazer uma revisão dos itens mais importantes do seu veículo; checar o funcionamento das luzes de sinalização, verificar o estado das molas e amortecedores e a conservação das palhetas dos limpadores de para-brisa são essenciais para evitar que a viagem acabe mais cedo.

O que achou da matéria: Perder a calma é a pior opção quando falamos de trânsito? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.