Aos 18 anos a maioria dos jovens quer tirar a CNH e cair na estrada. No entanto, muitos pais questionam se devem ou não emprestar o carro ao filho. Da mesma forma, se devem ou não comprar um carro para o jovem. Em suma, um estudo concluiu que 84% dos pais europeus acham que os filhos conduzem bem e de forma responsável.

Entenda melhor do porque 84% dos pais europeus acham que os filhos conduzem bem:

A pesquisa foi realizada pela marca de pneus Gooddyear, que contou com o apoio da Associação Internacional de Psicologia de Trânsito e da Associação Europeia de Pais.Entre as conclusões, muitos pais (51%) defendem que os filhos têm atenção e bom comportamento na estrada e reconhecem que os filhos começam a aprender, com o seu exemplo de condução, entre os 6 e os 10 anos.

Isso tudo apesar de a taxa de mortalidade europeia entre os jovens dos 15 aos 24 anos estar muito associada a acidentes rodoviários e também o risco de acidentes, particularmente com consequências graves, ser mais elevado com condutores inexperientes.

Se virarmos a direção para o lado dos pais, as respostas do estudo também mostram outra realidade. Só 54% dos pais europeus acreditam que passariam no exame de condução agora, e 43% não se sentem confiantes para dirigir quando há muito trânsito.

A razão para temerem um teste de condução pode ser explicada com os resultados de outra questão, sobre maus hábitos na estrada. 26% dos europeus entrevistados dizem tê-los adquiridos ao longo dos anos, muitas vezes por excesso de confiança.

Este é o terceiro relatório da empresa americana de pneus sobre segurança, centrado nos países europeus. Em 2012 o relatório incidiu sobre os jovens condutores e no ano passado foram estudados os instrutores e as autoescolas.

 

O que achou da matéria: 84% dos pais europeus acham que os filhos conduzem bem? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.