Não é somente o excesso de velocidade que pode tornar-se uma condição adversa e colocar em risco a segurança no trânsito. Ou seja, outras condições, além do limite estabelecido para a via, devem ser levadas em consideração. Em outras palavras, para se chegar a uma velocidade compatível com o cenário do local onde se transita. “O tipo de piso, as condições climáticas, quantidade e posição de pedestres, motociclistas, caminhões e elementos do trânsito, tudo isso deve ser levado em consideração para se chegar numa velocidade segura”. Afirma Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional.

Trafegar com velocidade segura consiste em um dos melhores métodos para evitar acidentes.  A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo. “Nessas situações, muitas vezes não há tempo suficiente para se evitar uma tragédia”. Alerta Mariano. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece um limite de velocidade para cada tipo de via, mas é importante prestar atenção na sinalização. “O bom senso manda que a velocidade do veículo seja compatível com todos os elementos do trânsito, principalmente às condições adversas”. Explica o especialista.

Excesso de velocidade – A velocidade segura consiste em dirigir sem atrapalhar o fluxo. Ou seja, quando condutores se encontram em vias de grande movimento

Trafegar com segurança não implica dizer que se permite acelerar. “Mesmo que não existam fatores adversos, o condutor nunca deve exceder a velocidade máxima permitida”. Aponta Mariano. Quando o motorista excede os limites de velocidade, além de colocar em risco a segurança de si próprio e dos demais usuários da via, pode receber multas e perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

O que achou da matéria: A importância de andar sem excesso de velocidade? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.