Em tempos de retração de vendas de veículos novos, a manutenção dos usados segue em alta. No entanto, para o consumidor que preferiu adiar a troca do automóvel e que terá de investir na revisão, vale o alerta: é bom pesquisar preços de peças e componentes que precisam ser trocados. Ou seja, para não desembolsar um valor muito mais alto do que o esperado. A variação dos custos de peças pode ser superior a 600%.

Levantamento do Centro de Experimentação Viária – CESVI BRASIL

Levam em consideração os principais itens substituídos em manutenções preventivas. Em outras palavras, são aquelas determinadas pelo plano de manutenção elaborado pela montadora. Além de envolverem a troca de componentes e fluidos. Assim como as preditivas, relacionadas com a substituição de peças que foram detectadas com anomalia pelos sensores ou por análise prévia do componente.

Portanto, os componentes geralmente utilizados para manter o veículo em ordem são filtros, fluidos, pastilhas de freio e paleta do limpador de para-brisa. O Centro avaliou preços praticados pelas montadoras de componentes da categoria hatch-compacto. Que é responsável por 26% do mercado de automóveis leves, segundo dados da Fenabrave, a federação das distribuidoras de veículos.

O vilão da cesta de compras de peças foi o filtro do ar-condicionado. Em primeiro lugar, chega a uma variação de 648% no preço. Em segundo lugar vem as pastilhas, com 540% de oscilação. As velas de ignição também podem ter um custo muito além do esperado, chegando a 397%. Portanto, cuidado também na hora de comprar discos de freio dianteiro. A variação verificada do componente chegou a 386%.

Os filtros de óleo do motor e de combustível também exigem uma pesquisa do consumidor, caso ele não queira desembolsar até 350% a mais. A lista alerta ainda para outros três itens que podem sair caro na hora da manutenção: amortecedores traseiros (+280%); jogo de palhetas dianteiras (+190%); e amortecedores dianteiros (+180%).

Portanto, vale o alerta: variação dos custos de peças pode ser superior a 600%.