Como hoje é o Dia do Securitário, Dia do Comerciário e também Dia do Professor. Portanto, muitas pessoas ainda estão retornando da viagem no feriadão prolongado que começou na sexta. Entretanto, um dos pontos que merece atenção nas estradas, principalmente em períodos de maior circulação de veículos é o acostamento. Ou seja, muitos motoristas trafegam pela lateral da pista. Além disso, não levam em consideração os riscos dessa prática. Portanto, a matéria de hoje alerta os motoristas aos riscos de trafegar no acostamento.

O acostamento é uma via diferenciada da pista de rolamento. Portanto, destinada à parada de veículos em casos de emergência. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, tanto o estacionamento quanto o tráfego no local são considerados infrações de trânsito. Ou seja, com multa e perda de pontos na carteira.

No entanto, para evitar acidentes os condutores só devem parar no acostamento quando acontecer algo imprevisível como um pneu furado ou pane elétrica. Entretanto, quando isso ocorrer, todos os ocupantes devem permanecer do lado de fora do veículo. Aguardando então, o socorro em local seguro. Além disso, os motoristas não devem esquecer de usar os dispositivos de segurança, como o triângulo e o pisca-alerta, para que todos possam visualizar o carro parado na via. Portanto, seja um motorista consciente! Faça a sua parte para um trânsito mais seguro.

O que achou da matéria: alerta os motoristas aos riscos de trafegar no acostamento? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.