Ultrapassagens mal feitas são responsáveis pelos acidentes mais graves que acontecem nas rodovias do Brasil. No entanto a maioria dos trechos rodoviários brasileiros é composto de vias não duplicadas. Ou seja, nesses casos, a ultrapassagem é uma manobra realizada com frequência durante as viagens. Portanto, ao pegar a estrada fique atento às ultrapassagens

De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2014 87,1% dos trechos analisados são formados por pistas simples de mão dupla. No entanto, destas 39,9% não têm acostamento. “A chance de ocorrer um acidente fatal é muito grande em uma ultrapassagem mal feita realizada nestas condições”. Analisa Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Em feriados, essas tragédias tem um elevado crescimento. Acima de tudo, devido ao aumento do número de veículos em rodovias. Ou seja, aumenta também os casos de imprudência, acidentes e mortes. “Quando o condutor vai realizar uma ultrapassagem existem inúmeras variáveis que devem ser levadas em consideração. A avaliação errada de qualquer uma delas pode levar a um acidente”. Explica Mariano. Para o especialista, as ultrapassagens só devem ser realizadas em locais permitidos. Assim como as que tenham plenas condições de segurança e visibilidade e pela esquerda.

Procedimentos corretos

Para efetuar uma ultrapassagem segura é preciso observar se no local a manobra é permitida (através da sinalização) e se ela é necessária.

Portanto, se for realizar a ultrapassagem, sinalize antecipadamente, para que os veículos ao seu redor entendam a sua intenção. Além disso, verifique o trânsito atrás e em sentido contrário, no caso de usar a via de sentido inverso para efetuar a ultrapassagem. Também é necessário conferir pelos retrovisores a situação do tráfego atrás do próprio veículo, não esquecendo os pontos cegos. No entanto, se tiver alguém iniciando uma manobra para ultrapassar, o condutor deve facilitar e aguardar outro momento. Então, se todas as condições forem favoráveis, incluindo potência suficiente do veículo para realizar a manobra, o motorista então deve sinalizar e ultrapassar.

O retorno à faixa também é importante, para isso, deve-se conferir pelo retrovisor da direita, sinalizar e entrar, procurando não obstruir a via.

“Jamais deve-se ultrapassar em curvas, túneis, viadutos Além de aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que não ofereçam segurança. A atenção e o cuidado são fundamentais nessa hora. Portanto, o condutor deve ter certeza que a ultrapassagem não representa risco para ninguém”. Conclui Mariano.

Multas por ultrapassagens irregulares

Desde novembro de 2014 as multas por ultrapassagens irregulares ficaram mais caras. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a alteração no Código de Trânsito Brasileiro teve o objetivo de reduzir o número de mortes nas estradas.

Com a mudança, a ultrapassagem em faixa contínua teve o valor alterado para R$ 957,70. Portanto, o mesmo valor cobrado para motorista que fizer a ultrapassagem pelo acostamento ou pela contramão em curvas, túneis ou viadutos. Da mesma forma, se houver reincidência num período de 12 meses, o valor passará para R$ 1.915,40.

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