Verificar as condições de itens de segurança do veículo ajuda na segurança do trânsito. Além de dirigir de forma consciente, respeitando a sinalização e limites de velocidade nas vias. Portanto, o aplicativo Carro 100% orienta motoristas sobre revisão do veículo.

Para facilitar o motorista a cuidar do carro, o programa Carro 100%, criado pelo  GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – criou o check-up virtual por meio do aplicativo Carro 100%. Que está disponível gratuitamente para smartphones (Android e IOS). Além de  poder ser baixado pelo site www.carro100.com.br.

O aplicativo permite que o motorista verifique as condições de 25 itens relacionados aos sistemas de suspensão, freio e iluminação. Ou seja, após fazer o cadastro com informações do veículo. A partir desse momento, o motorista receberá alertas para lembra-lo das revisões que precisam ser feitas em componentes dos sistemas de suspensão. Além de freio e iluminação.

De forma simples e prática, a ferramenta interage com motorista. Portanto, o carro recebe uma nota, de acordo com as informações. Quando o item está de acordo, aparece a cor verde. Por outro lado, o amarelo indica alerta e vermelho é que já passou da hora de verificar. No entanto, depois que é feita a revisão e a troca, é só atualizar o sistema para mudar a nota.

Trata-se de um guia prático e personalizado. A interação com o usuário também é feita pelo Facebook. (https://www.facebook.com/carro100oficial). Além do Twitter (endereço: @carro100oficial) e Instagram (endereço: @carro100oficial). Ou seja, onde o motorista encontra dicas sobre manutenção. Os 25 itens foram selecionados com base na norma ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Sobre o Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%

Criado em 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, o Programa Carro 100%/ Caminhão 100%/ Moto 100% que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo para garantir mais segurança no trânsito, redução de emissão de poluentes e consumo de combustível. O programa consiste em diversas ações para sensibilizar o proprietário do veículo, divulgação na imprensa com dicas de manutenção e conteúdo e informação sobre orientação para o motorista, além de avaliações gratuitas.

O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva reúne as entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios).

Portanto, o aplicativo Carro 100% orienta motoristas sobre revisão do veículo.