A partir de 1.º de abril, a  nova placa para veículos no padrão Mercosul passará a ser obrigatória para todos os veículos novos na Argentina. Portanto, o País correu para adotar as novas identificações por um problema logístico: o sistema atual tinha apenas 17,5 milhões de combinações e, em junho de 2014, restavam apenas 2 milhões. Então, Argentina começara a usar placas padrão Mercosul.

As novas placas, além de criar um visual único para os países do bloco, possibilitam número maior de combinações. As placas terão uma única cor de fundo (branca) e o que as diferenciará será a cor dos caracteres. Além disso, a identificação será feita com duas letras, três números e mais duas letras. Esse formato permite mais de 450 milhões de combinações. Para motocicletas, o sistema é o mesmo, mudando apenas a ordem para uma letra, três números, três letras.

A mudança é obrigatória apenas para os veículos novos. Para carros antigos, a troca é opcional. Então, Argentina começara a usar placas padrão Mercosul a partir de Abril.

No Brasil, a nova placa será adotada a partir de janeiro de 2017.

Em caso de dúvidas sobre a mudança de placa para seu veículo, estamos a disposição.