O serviço atua com veículos equipados e preparados para atender pessoas com dificuldades graves de locomoção. Portanto, Atende transporta gratuitamente deficientes físicos. Ou seja, para assegurar a locomoção e acessibilidade do público com deficiência física, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza um projeto com intuito de adequar o transporto público organizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA). Portanto, o serviço também conhecido como Atende atua na cidade com transporte especial porta a porta com auxílio de táxis adaptados para atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O serviço foi criado através do decreto nº36.071 de 09 de maio de 1996. Em outras palavras, o trabalho é gratuito e oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo. Assim como pelas empresas de transporte coletivo da cidade.

Quem pode solicitar o serviço?

O Atende é destinado para pessoas com mobilidade altamente reduzida, como uso de cadeira de rodas. Portanto, outras doenças não estão associadas a este projeto, exemplo: diabetes, Insuficiência Renal. Assim como, Câncer, Aids, Obesidade Mórbida, etc. Ou seja, enfermidades que não estão associadas a deficiência motora que agridem severamente os movimentos não fazem parte do perfil para participar do benefício.

O horário de atendimento do Atende é das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo. É necessário cadastrar-se e agendar com antecedência as viagens. O projeto possui veículos adaptados e atende os pacientes de porta a porta, inclusive aos finais de semana. Instituições que trabalham com deficientes físicos podem solicitar o serviço, basta cadastrar-se na SPTrans e agendar a data.

O serviço é composto por 388 veículos adaptados e 45 táxis especiais que circulam. Dados do mês de agosto apontaram a locomoção de aproximadamente 2.097 pessoas com deficiência e 1.070 acompanhantes.

Projeto recebe Prêmio Marca Brasil pelo 4º ano seguido

Leitores da revista Reação especializada em inclusão e acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida votaram no Atende como melhor serviço prestado. Participaram da 16ª edição do Prêmio Marca Brasil 39 marcas de 13 segmentos diferentes. O prêmio é organizado pelo Trio International Distinction.

O Atende é um trabalho que faz parte da rotina e locomoção de diversos cidadãos paulistanos para chegar até o local de tratamento médico, estudo ou mesmo lazer. Para obter mais informações existe o telefone 0800-155 234 de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.

O que achou da matéria: Atende transporta gratuitamente deficientes físicos? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.