Aplicativo estimula a direção defensiva de uma forma divertida trazendo economia com combustível e manutenção. Além de reduzir risco de acidentes. E, os bons motoristas ainda podem ganhar descontos e milhas. Até hoje, só existem duas formas de combater acidentes de trânsito. Ou seja, multas e campanhas de conscientização. Entretanto, estas formas de combate podem esta sendo insuficientes. Em outras palavras, já que a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera os acidentes de trânsito uma das dez principais causas de mortes no mundo.

Trekken App: para que bons motoristas possam ganhar descontos e milhas:

Ou seja, para mudar este cenário, a Otomata, uma startup 100% brasileira, desenvolveu um aplicativo que transforma a experiência de dirigir em um programa de pontos. Desde de seu lançamento, o Trekken App (Disponível no Google Play) vem mudando a forma como seus usuários dirigem. Portanto, o aplicativo é 100% automático e não necessita de equipamento instalado no veículo para avaliar o desempenho do motorista. Além disso, o Trekken inicia automaticamente quando o veículo está em movimento e utiliza os sensores embarcados no smartphone para analisar como o motorista dirige. Durante o trajeto, o Trekken é capaz de identificar comportamentos de risco. Em suma, como curvas fechadas, freadas bruscas, arrancadas e excesso de velocidade. Da mesma forma, ainda informa se condutor usou o celular durante o percurso. Ao final do trajeto, o motorista é avaliado com uma nota que vai de 0 a 10.

Não é apenas a nota que acaba estimulando o motorista a dirigir melhor. Ou seja, de uma forma divertida, as “broncas” sonoras acabam chamando a atenção do motorista quando ele comete uma “barbeiragem”. Como por exemplo, uma freada brusca ou uma curva fechada.

Entenda melhor:

Para aumentar o engajamento dos motoristas com o aplicativo e a responsabilidade no trânsito, o módulo de Desafios do Trekken consiste em uma rede social que estimula a competição entre os amigos. Basta acessar a agenda do celular e convidar os amigos para instalar o aplicativo. Os motoristas além de poderem compartilhar sua posição no mapa entre os amigos, participam de uma competição que os classificam em um ranking. Ou seja, incentivando de forma saudável à responsabilidade no trânsito. Então, quem estiver ganhando, pode enviar broncas para seus amigos barbeiros. Ao final da brincadeira, o Trekken acaba sendo um game que pode acabar diminuindo o número de vítimas e de acidentes.

Além de ser um jogo divertido o Trekken pode trazer economia aos bons motoristas. Por exemplo, um motorista que mantém uma nota 9.0, chega a economizar até 25%* com manutenção veicular e combustível. Mas a economia não é só com o veículo, os usuários acumulam TREKS. Ou seja, que são pontos que vão sendo acumulados para depois serem trocados por recompensas. Em outras palavras, como passagens aéreas, diárias em hotéis, descontos em seguros, lojas, supermercados, restaurantes e muito mais. “Inicialmente queremos escutar os usuários para saber onde e como eles querem receber os benefícios. Depois disso, associarmos com as empresas para criar o programa de pontos”. Afirma Rodrigo Saad, cofundador do Trekken. “Os benefícios vão muito além dos financeiros. Estamos salvando vidas no trânsito e toda iniciativa é válida para isso. Além disso, acredito que as empresas vão abraçar a causa”. Diz Breno Morais, outro cofundador.