Carnaval chegando, e a maioria das pessoas emendam esse feriado prolongado. Se você deseja curtir essa folga viajando ao lado da família ou dos amigos, que tal fazer isso com o máximo de segurança? Todo mundo quando surge uma folguinha, deseja curtir esse momento fora da rotina e em algum lugar relaxante, não é mesmo? O destino queridinho, principalmente dos paulistas, é a praia.No entanto, esse tipo de feriado, acaba trazendo alguns problemas para condutores, na hora de pegar a estrada. Seja pela quantidade de veículos nas estradas e rodovias, ou até mesmo pelas condições do veículo.

No entanto, o ideal é sempre é averiguar algumas situações, antes de colocar o pé na estrada. Como por exemplo, a condição das vias, revisão do veículo, ou até mesmo o melhor horário, para tentar fugir do trânsito. Portanto, separamos algumas dicas para você curtir a sua viagem de carnaval, com segurança. Confira:

Trajeto, segurança e trânsito

Em primeiro lugar, planeje a viagem com antecedência e evite os horários de maior tráfego. Procure viajar de dia e em boas condições climáticas, se possível. Segundo, organize seu roteiro de passeios e, caso não conheça o percurso, mantenha-se na faixa da direita, onde é permitido trafegar em menor velocidade. Terceiro, utilize sempre o cinto de segurança. Seu uso é obrigatório tanto para os ocupantes dos bancos da frente da mesma forma para os ocupantes do banco traseiro.

Condições do veículo

É fundamental levar seu carro ou moto para revisão antes de pegar a estrada nesse feriado de Carnaval. Verifique o nível do óleo, pastilhas de freio, limpeza das velas, luzes dos faróis e das setas. Além disso, verifique a suspensão, o cinto de segurança e a parte elétrica do automóvel. Assim como o motor, freios, pneus (inclusive o estepe). Além disso, verifique o estado dos itens obrigatórios, como por exemplo o triângulo, chave de roda e macaco e tudo que possa causar qualquer tipo de problema ou acidente.

Esse tipo de atitude garante não apenas a sua segurança, como a dos demais viajantes. Além de garantir que você e seus acompanhantes, possam desfrutar de uma viagem tranquila, aproveitando todos os momentos. Um conselho fundamental, que pode salvar muitas vida é: Nunca, jamais, pegue na direção do veículo se tiver ingerido álcool. Pode parecer que essa dica já está “batida”, mas a cada ano, crescem o número de acidentes, muitas vezes com vítimas fatais, por essa combinação perigosíssima que é a ingestão de bebidas alcoólicas e a direção. Portanto, se beber não dirija!