Airbags normalmente são utilizados do lado de dentro para proteger os motoristas e passageiros de impactos provocados por um acidente de trânsito. Com certeza, este é um recurso bastante útil para a segurança nos automóveis atuais. Mas o que dizer de airbags do lado de fora? Parece um pouco curioso, não? O Google patenteou a ideia de carros autônomos com um sistema de para-choques infláveis que reagiriam em caso de acidente.

Diversos sensores espalhados pelo carro iriam detectar quando uma colisão é iminente e, então, os airbags iriam inflar com a esperança de reduzir os danos causados a uma possível vítima. Sendo assim, os airbags que conhecemos, instalados no interior dos automóveis, podem não ser ideais para serem utilizados externamente. Pensando nisso, o Google utilizará um material especial, o visco-elástico.

Este material se adapta instantaneamente ao formato do corpo e volta ao formato original em segundos, assim que a pressão é removida. O visto-elástico é capaz de distribuir uniformemente a pressão sobre toda a área, proporcionando um impacto menor em caso de colisão. A NASA é a criadora da espuma visco-elástica muito utilizada na indústria de travesseiros e colchões.

 

O que achou da matéria: Carros autônomos do Google podem incluir airbags do lado de fora? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.