Se você pretende tirar a sua CNH e não sabe por onde começar, não se preocupe. Contamos com uma equipe de profissionais especializados e vamos esclarecer todas as dúvidas, para que você faça um processo tranquilo e sem dor de cabeça. Portanto, conheça as 5 dúvidas mais frequentes entre os novos condutores e nossas dicas sobre cada uma delas.

Quem pode tirar a CNH?

Está liberado para fazer o processo para tirar a carteira de habilitação, pessoas maiores de 18 anos, quem saibam ler e escrever e que possuam CPF e carteira de identidade. Não existe idade máxima para possuir o documento, basta estar em boas condições físicas.

Quais os tipos de habilitações que existem, e por onde devo começar?

São 5 tipos de CNH. Ou seja, A,B,C,D e E. Cada uma habilita o cidadão a dirigir um tipo de automóvel. Entenda:

  • A – Veículos motorizados de duas ou três rodas (triciclos e motos),
  • B – Veículos automotores com capacidade para até oito passageiros, além do motorista (Carros de passeio),
  • C – Todos os tipos de automóveis da categoria B. Como por exemplo, veículos de carga, não articulados (Caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga)
  • D – Veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 pessoas (ônibus, micro-ônibus e vans). Além disso, pode-se dirigir todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.
  • E – Veículos de todas as categorias acima, além de carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados. Também é necessário possuir essa categoria para puxar trailer. (Categoria profissional).

OBS: Os motoristas devem começar pela categoria B, para assim partir para as demais: C, D e E. Veja.

Como funciona o processo para tirar a CNH

Os interessados em ser um condutor de veículos automotores, devem seguir alguns passos. Obrigatoriamente os candidatos devem fazer o Curso de Formação de Condutores (CFC). Além de passar pelo exame teórico e prático. Confira o passo a passo para ser um condutor B (carro) ou A (moto).

  • Cadastro biométrico no Detran: Você deve procurar o Detran da sua cidade e registrar suas impressões digitais.
  • Exames médico e psicológico: Devem ser feitos em clínica autorizada pelo Detran.
  • Curso teórico: É nele que você aprenderá legislação de trânsito, direção defensiva e noções de primeiros socorros.
  • Prova teórica: É o exame de legislação de trânsito no Detran.
  • Curso prático: Nessa etapa você finalmente vai pegar na direção.Elas são feitas em autoescola credenciada pelo Detran. Além disso, se você sentir que precisa, poderá fazer mais aulas práticas que as obrigatórias, até se sentir confiante para dirigir.
  • Prova Prática (Exame de direção): É realizada pelo Detran. Ou seja, se aprovado, você receberá uma CNH provisória que tem a validade de 1 ano. Mas, você corre o risco de perder a sua habilitação provisória se cometer infração grave ou gravíssima. Depois desse período, você recebe a carteira definitiva.

Quanto tempo demora o processo para tirar a CNH?

Isso depende do tempo que você tem disponível para fazer o curso e as aulas práticas, além da disponibilidade da autoescola para o agendamento das suas aulas. Segundo o Detran, é possível finalizar o processo em 3 meses. No entanto, o prazo limite são de 12 meses (1 ano) para concluir todo o processo. Portanto, é importante fazer o mais rápido possível, pois ainda existe a possibilidade de reprovação nas provas, o que demandará um tempo maior para agendamento e realização da mesma.

É possível comprar um veículo sem a habilitação definitiva?

Sim! O Detran não interfere nessa questão. Basta atender as especificações da loja ou concessionária para adquirir um veículo em seu nome.

Se ainda restaram dúvidas sobre como é o processo para tirar a sua primeira habilitação, entre em contato conosco. Além de tirar suas dúvidas, conheça as condições especiais para os alunos do CFC Alda. Será um prazer te atender!