Muitas famílias pegam a estrada nesse feriado. No entanto, os condutores devem ficar atentos, devido ao aumento no número de acidentes nas vias. Ou seja, devido ao número maior de veículos circulando pelas estradas, a atenção dos motoristas deve ser redobrada. Qualquer tipo de distração pode causar um acidente. Portanto, confira as dicas para viajar na Páscoa, que preparamos para você garantir apenas momentos bons, ao lado de quem você ama.

Revisão e documentação do veículo

É de suma importância realizar a revisão do automóvel antes de pegar a estrada. Procure uma oficina de confiança com antecedência para realizar o procedimento. Ou seja, isso evita riscos de acidentes e inconvenientes no trajeto, garantindo para você, sua família e os demais usuários, uma viagem tranquila. Da mesma forma, é importante não se esquecer de levar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) ou CLA (Certificado de Licenciamento Anual). Esses são documentos obrigatórios, assim como a CNH e documento do veículo.

Segurança dos passageiros

O condutos e todos os ocupantes do veículo, devem utilizar cinto de segurança. Essa simples atitude pode salvar a sua vida e de quem você tanto ama. Para as crianças, existem exigências adicionais. Portanto, é obrigatório o uso de equipamento de retenção para crianças até 7 anos e meio. Além disso, de acordo com cada idade e peso, existe o equipamento correto que deve ser utilizado (bebê-conforto, cadeirinha ou assento).

Desvio de atenção

Se manter atento a tudo que acontece a sua frente e seu redor, é fundamental para evitar acidentes e garantir a segurança. Cuidado com as distrações de paisagens, placas de publicidade, os demais passageiros e pensamentos aleatórios enquanto conduz o veículo. Além disso, o uso do celular ao volante é proibido. Ele pode causar acidentes graves com vitimas fatais, seja no seu veículo ou em outro que também acabe se envolvendo no acidente.

Condições físicas e a documentação do condutor

Se o motorista não tiver dormido direito, apresente sonolência ou cansaço, o ideal é que não pegue estrada nessas condições. Os riscos de algum acidente acabar acontecendo nesses casos são grandes. Portanto, é de suma importância verificar as condições físicas, psicológicas e emocionais do condutor nessa viagem. Da mesma forma, é expressamente proibido que o motorista pegue na direção após ingerir qualquer tipo de bebida alcoolica. Outra dica é que deem preferencia para motoristas mais experientes para conduzir a viagem em rodovias. Ou seja, dirigir na cidade e em pistas são coisas completamente diferentes e que, pode acabar gerando algum tipo de problema. IMPORTANTE: É fundamental que o condutor esteja devidamente habilitado com a sua CNH ou PPD.

Respeito as leis de trânsito

Obedecer as regras traz segurança e tranquilidade para a viagem. Não exceder o limite máximo permitido e não ultrapassar em locais proibidos pode salvar várias vidas. Além disso, sinalizar antecipadamente antes de fazer uma ultrapassagem, para que os demais veículos percebam a sua intenção, também é importe. Utilize o farou aceso mesmo durante o dia e verifique o trânsito atrás e em sentido contrário, em caso de ultrapassagem pela via do sentido inverso (o que não é recomendado).

O que achou da matéria: Dicas para viajar na Páscoa: evite imprevistos e preocupações? Lembre-se sempre de que mais vale uma viagem mais demorada, do que ter pressa e acabar envolvendo você, as pessoas que você ama e quem também utiliza a via, em um acidente. Prudência é sempre a melhor escolha, quando falamos em segurança no trânsito.