O mês de fevereiro está chegando e, com ele, a volta às aulas. Muitas crianças utilizam o transporte escolar para chegar ao colégio. Portanto, é importante que os pais estejam atentos aos critérios de segurança do transporte escolar, antes de contratar este tipo de serviço.

De acordo com Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em novembro do ano passado, os veículos destinados ao transporte escolar devem contar com o uso de espelhos retrovisores. Assim como câmera-monitor ou outro dispositivo equivalente. O objetivo da medida é oferecer ao motorista visão completa do entorno do veículo. Ou seja, no momento de embarque e desembarque das crianças.

Saiba mais:

Outro ponto que merece atenção por parte dos responsáveis é observar se o veículo possui autorização do Detran para exercer o transporte das crianças. Além disso, o motorista deve possuir habilitação na categoria D. Por outro lado, o veículo deve ter uma faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR” em toda a extensão das partes laterais. Assim como na traseira. Todos os bancos devem ter o cinto de segurança em perfeitas condições de uso.

As crianças devem permanecer sentadas durante todo o tempo e não podem esquecer de usar o cinto de segurança. Ou seja, garantindo maior proteção no caso de freada brusca ou acidente.

Segurança para os alunos durante o transporte escolar é tranqüilidade para os pais.

O que achou da matéria: É importante que os pais estejam atentos aos critérios de segurança do transporte escolar? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.