Quer saber em quanto tempo você pode tirar sua habilitação? A legislação exige que o candidato à habilitação passe por 45 horas/aula de curso teórico. Então, se aprovado no exame, ele começa as aulas práticas.  Elas devem ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A. Entretanto para a categoria B são obrigatórias, no mínimo, 25 horas/aula. Além disso, 05 horas/aula devem ser feitas em simulador de direção veicular. Explica a subgerente de Condutores do Detran do Espírito Santo, Sandra Milanezzi Santorio.

Concluída a etapa das aulas práticas, é a vez do exame prático de direção. “Nas aulas práticas, é fundamental que o candidato, junto com seu instrutor, avalie se as horas obrigatórias foram suficientes ou se é necessário fazer mais aulas para que ele se sinta preparado na hora da prova”, explica a subgerente.

Se o candidato reprovar no exame teórico ou prático, terá que esperar 15 dias para fazer de novo o processo. Não é necessário repetir as etapas nas quais foi aprovado anteriormente, desde que o processo esteja dentro da validade. Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.

Isso para garantir que todos os candidatos tenham conhecimento das normas de transito e sejam bons motoristas. Portanto, evitando acidentes graves. Esperamos ter tirado suas dúvidas referente a quanto tempo você pode tirar sua habilitação.