Muita gente tem uma mania que pode prejudicar o veículo e custar caro. Ou seja, encher o tanque mais que o indicado pela montadora é prejudicial. Vamos imaginar a cena, muito comum nos postos de combustível. Por exemplo, você diz para o frentista completar o tanque e escuta aquele click comum da bomba. Em outras palavras, isso indica que o reservatório está cheio. No entanto, você olha o valor, o frentista, também e ele diz: “posso completar até fechar um valor redondo em dinheiro?” Então, você acaba cedendo e ele completa um pouquinho a mais…

Amigo leitor, nunca mais faça isso! Em primeiro lugar, ao longo do tempo, o excesso de álcool ou gasolina pode prejudicar uma peça do seu automóvel. Além de provocar falhas graves no funcionamento.

Se ele receber álcool ou gasolina além do necessário, esse excesso atingirá o filtro de cânister. Que é uma peça responsável por evitar que gases tóxicos, os hidrocarbonetos, cheguem ao meio ambiente. Portanto, o líquido irá molhar a peça, que tem carvão por dentro. Além de prejudicar a peça, que precisará ser trocada, o combustível no cânister faz soltar as partículas de carvão que existem dentro dele. Ou seja, carvão acaba parando no tanque e pode ser sugado pela bomba de combustível. Que, acima de tudo, pode acabar provocando falhas ao chegar no sistema de injeção.

Qual o resultado? O carro vai demorar a pegar quando for ligado. O motor não vai ter mais o mesmo desempenho, dinâmico e constante.

Entenda melhor:

A capacidade do tanque de combustível informada no manual do proprietário é nominal e corresponde ao primeiro desarme do bico da mangueira da bomba. A capacidade real é cerca de 10% maior e isso explica por que alguns motoristas acham que o posto é desonesto, por entrar mais combustível do que a capacidade conhecida.

Portanto, o abastecimento deve ser considerado terminado ao primeiro desarme do bico da mangueira. O velho método de calcular quanto combustível foi consumido de tanque cheio a tanque cheio, até à boca, agora deve ser de primeiro desarme a primeiro desarme.

E o preço do prejuízo se tiver de trocar o filtro de cânister? Consultamos algumas concessionárias e constatamos os valores. O do Chevrolet Celta 2012, por exemplo, custa R$ 124,00. O do novo Fiat Uno, R$ 247.00.

Em algumas revendas, não tinha a peça em estoque e fomos informados que é um peça com pouca saída. No Toyota Corolla 2010, motor 1.8 litros, flex, o valor vai para R$ 681,28. No Ford Fusion 2012, o custo é de R$ 882,00 e na autorizada que pesquisamos também não tinha em estoque, levando oito dias úteis para chegar.

Dicas

  1. Antes de encher o tanque peça para o frentista parar quando a bomba acusar um click sonoro
  2. Não vá além do que indica o manual do proprietário do carro
  3. Cada veículo tem em sua ficha técnica uma capacidade volumétrica para seu tanque
  4. A capacidade real é 10% maior do que quando dispara o click da bomba de combustível
  5. Não ande com o tanque vazio, isso também prejudica o veículo e vai causar prejuízo

 

Portanto, Encher o tanque mais que o indicado pela montadora é prejudicial para o seu veículo.