Esse e outros assuntos foram discutidos na mesa-redonda promovida pelo Detran/RJ. O Detran do Rio de Janeiro promoveu na quinta-feira, dia 24, uma mesa-redonda com o tema “Seja você mesmo a mudança no trânsito”. No evento, representantes do órgão público, médicos e psicólogos debateram a postura dos motoristas e dos pedestres. Além disso, defenderam que cada cidadão deve fazer a sua parte para que o número de acidentes diminua. Portanto, o evento reafirma a importância do exame toxicológico para a segurança nas vias.

Opinião de Gustavo Meirelles, Diretor da Divisão Médica do DETRAN/RJ:

“A obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção (Exame do Cabelo) para emissão e renovação da CNH também vai contribuir para a diminuição dos acidentes. Portanto, estamos prontos para cumprir as obrigações através das clínicas credencias”. Afirmou em palestra durante o evento.

Segundo o mestre e doutor em toxicologia e análises toxicológicas, Tiago Peixe, substâncias psicoativas tiram a autonomia do motorista. Da mesma forma, ele pode perder o controle com muita facilidade. Tiago é autor de um estudo sobre positividade entre motoristas de caminhão no Porto de Paranaguá e que também participou do evento. “O exame do cabelo, por detectar o uso recorrente de drogas com uma janela de até 180 dias, é a melhor forma de coibir o uso dessas substâncias por motoristas. Portanto, o Brasil está pronto para ser pioneiro no assunto e prevenir que milhares de acidentes aconteçam”. Declarou.

A Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente no mês de setembro. No entanto, o evento teve como objetivo abordar o desafio de combater a imprudência dos motoristas. Ou seja, de acordo com a Resolução 529 do CONTRAN o exame toxicológico para motoristas passa a ser obrigatório a partir de janeiro de 2016. Ou seja, para as categorias C, D e E, exigido pela Lei Federal 13.103.

 

O que achou da matéria: Evento reafirma a importância do exame toxicológico? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.