Alguns fatores psicológicos podem influenciar de forma positiva ou negativa uma pessoa que precisa se submeter a algum tipo de avaliação, seja provas de concursos, faculdades, vestibulares, entrevistas de empregos e também, vale ressaltar Exames práticos do Detran. O que mais ouvimos é pessoas dizendo: “Deu branco”, “reprovei por detalhes”, “eu esqueci” entre outras frases, porém essas e outras argumentações estão diretamente relacionadas com o que algumas pessoas chamam de nervosismo e o que trataremos como ANSIEDADE.

A preparação para o exame prático precisa começar pelo menos um dia antes do dia da prova, algumas pessoas dizem “vou tentar esquecer que amanhã é o exame prático” isso pode ser um erro, ao invés de “tentar esquecer” o melhor a se fazer é “se preparar”, nesta preparação no dia anterior ao exame podemos incluir uma boa alimentação e exercícios físicos.

Alimentos ricos em triptofano diminuem o nível de cortisol. Em um ambiente de estresse, como por exemplo, ser avaliado, o nosso cérebro produz uma alta quantidade de Cortisol que é um hormônio que em alta quantidade pode influenciar de forma negativa as habilidades de organização, memorização e raciocínio, ou seja, afeta diretamente o nosso desempenho em uma prova. Alimentos ricos em triptofano diminuem o sintomas causados pelo aumento do cortisol, portanto, alimentos como:

  • Carne de frango, peixes, peru, leite, ovo, nozes, castanhas, banana, feijão azuki, lentilha, soja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu, entre outros.

Além da alimentação controlada, o exercício físico também é um bom aliado no controle da ansiedade, uma vez que o exercício físico libera alto níveis de Serotonina, hormônio esse responsável pela sensação de “bem-estar, regulador de humor, ciclo do sono, etc.,” além de diminuir a ANSIEDADE.

Por isso ao invés de tentar ignorar o exame prático no dia anterior, é mais produtivo se preparar para ele, entendendo que os requisitos necessários para passar no exame o aluno já possui, uma vez que esse aluno já passou no exame médico e psicotécnico, no exame teórico, e na avaliação do instrutor que também avalia se o aluno está apto para o exame prático. E na próxima dica vamos falar sobre como ter uma boa noite de sono na noite que antecede o exame.

Por isso fique ligado nas redes sociais da CFC Alda para aproveitar as dicas que podem ajuda o aluno a conseguir a tão sonhada CNH.