É obrigatório transitar com os faróis acesos mesmo durante o dia no Brasil? O Portal responde e explica! O uso dos faróis baixos durante o dia é obrigatório apenas para alguns veículos. Segundo o Art.40 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas. Assim como para as motocicletas, motonetas e ciclomotores, que deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite. Entretanto, para os outros veículos não é obrigatório.

No entanto, uma Resolução Contran, a 18/98, recomenda o uso do farol baixo mesmo durante o dia em rodovias para todos os veículos automotores

A resolução estimula inclusive a adoção de campanhas educativas para difundir essa ideia. Segundo especialistas, essa simples atitude pode evitar acidentes. “Muitas colisões e atropelamentos ocorrem por falta de visibilidade a longa e média distâncias. De acordo com estudos, o farol baixo ligado colabora para aumentar a visibilidade do veículo em mais de três quilômetros”. Explica Celso Alves Mariano. Ele é especialista e diretor do Portal do Trânsito.

Em países norte-americanos e europeus, a adoção desta prática já salvou muitas vidas. Ou seja, segundo estudos do NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias) e da EuroNCAP (programa europeu de avaliação de carros). O órgão norte-americano afirma que o uso de farol baixo ligado durante o dia reduz em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas. Além disso, e em 5% as colisões entre veículos.

Em 1962, especialistas de trânsito dos EUA descobriram que nos acidentes rodoviários com ônibus o principal tipo de choque era frontal. Além disso, acontecia em retas e o motivo era a confusão visual entre a cor dos veículos. Ou seja, azuis ou pretos. Assim como as cores do céu e do asfalto. Antes de mudarem a cor dos ônibus, os especialistas recomendaram que eles viajassem com os faróis acesos. E, como resultado, o número de acidentes foi reduzido em 2/3.

No Canadá, pesquisas comprovaram que, nas retas, os faróis baixos durante o dia são perceptíveis a até três quilômetros de distância

A partir de então, o governo passou a exigir que os veículos sejam equipados com sistema que aciona os faróis assim que o carro é ligado. Além disso, estudos mostram que os faróis ligados durante o dia aumentam em 60% a percepção visual periférica do pedestre. Ou seja, o que diminui o número de atropelamentos.

Estudos ainda estão sendo feitos no Brasil para comprovar ou não a eficiência de andar com luz baixa mesmo durante o dia. Assim como a relação desse fato com a redução de acidentes. No entanto, projetos de lei já estão em tramitação para tornar o uso obrigatório. “Qualquer medida que seja comprovadamente eficaz para a redução de acidentes deve ser colocada em prática pelos motoristas. Ou seja, mesmo que ainda não seja obrigatória”. Conclui Mariano.