Além dos agentes de trânsito, guardas municipais poderão autuar motoristas. Então, guardas civis passam por curso para aplicar multas em São José. Os guardas civis de São José dos Campos também poderão multar infrações de trânsito a partir do primeiro semestre de 2016. Para se preparar para a nova função, eles passam por treinamentos práticos e teóricos neste final de ano.

Os 150 guardas civis recebem orientações de agentes de trânsito em atividade. Ou seja, que indicam como eles devem proceder diante de situações reais de irregularidade. A nova incumbência foi deliberada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e autoriza a Guarda Civil Municipal (GCM) a fiscalizar o trânsito. Assim como lavrar auto de infração de trânsito e impor multas. Da mesma forma, com o objetivo de reforçar a segurança nas ruas da cidade e colaborar com a redução de acidentes.

Entenda melhor sobre os guardas civis passam por curso para aplicar multas em São José:

Na rua, ao se deparar com uma infração, o agente para a viatura e executa a ação fiscal. Ou seja, acompanhado pelo guarda que, em seguida, recebe as instruções. Antes, mesmo flagrando situações irregulares no trânsito, os guardas não tinham autonomia para autuar.“Já estamos 24 horas na rua e vemos de tudo. Portanto, não terá acumulo de função, será apenas uma atribuição a mais”. Afirma o inspetor regional da Guarda Civil, Alex Alexandre da Silva Santos.

Agora os guardas civis terão condições de orientar e autuar, caso necessário. “O mais importante é conhecer as estatísticas de acidente de trânsito para orientar e autuar se necessário”. Salientou a guarda civil Silma Carvalho.

 

O que achou da matéria: Guardas civis passam por curso para aplicar multas em São José? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.