Há três anos a Lei Seca, fiscaliza e pune motoristas embriagados em todo o Brasil. A iniciativa é do deputado federal Hugo Leal. Portanto, já poupou a vida de muitos brasileiros. No entanto, para continuar com o trabalho e diminuir ainda mais os índices de morte no trânsito causada por consumo de álcool, um novo projeto promete aumentar o rigor da Lei.

As mudanças pretendidas pelo governo na legislação incluem aumentar o valor da multa para quem for detido alcoolizado ao volante.  E, além disso, aplicar punições mais rigorosas sem necessidade de comprovar a presença de álcool no sangue.

“A principal mudança será a da inversão do ônus da prova. Ou seja, se for apontado pela autoridade policial que o motorista está com sinais de que consumiu bebida alcoólica, este motorista poderá usar o bafômetro. Além disso, fazer outro exame como meio de defesa, para provar que não bebeu, se for o caso”. Explicou o deputado. O projeto de alteração de lei ainda está sendo elaborado.

Carnaval: número de acidentes fatais aumenta no período

A iniciativa é importante, especialmente nesta época de folia. Ou seja, onde os índices de sinistros por morte é alto, em relação aos dias normais. Segundo dados da Seguradora Líder DPVAT, das mortes que aconteceram durante o Carnaval 2011, 81% eram homens, 49% tinham entre 18 a 34 anos e 47% eram motoristas.  Falando de veículos,  45% dos acidentes que ocasionaram mortes envolveram automóveis e 43% motocicletas. Sábado de Carnaval foi o dia que mais teve vítimas fatais em acidentes de trânsito, com 24% do total de mortos. Nos dias normais foi domingo, com 27%. A maioria das mortes no Carnaval do ano passado ocorreu no período da madrugada. Enquanto, em dias normais, a maioria aconteceu ao anoitecer.

 

O que achou da matéria: Há três anos a Lei Seca fiscaliza e pune motoristas embriagados? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.