Muitas pessoas acham que levar uma multa sem ter a carteira de habilitação, pode não ser um problema. No entanto, não é bem assim. É preciso entender o cenário e como é possível se prevenir. A Lei 162 do CTB destaca a impossibilidade de dirigir sem ter passado pelo processo da primeira habilitação. Ou seja, apenas após ter concluído tudo e ter sido aprovado no exame prático, é que pode-se ter a permissão e poder dirigir. Confira o que acontece em casos de um condutor não habilitado ser flagrado dirigindo:

Dirigir sem habilitação: O que acontece quando alguém é pego?

Em primeiro lugar, uma pessoa que é pega dirigindo sem habilitação, nunca leva a culpa e a infração sozinha. Ou seja, se houver um habilitado no veículo, a responsabilidade do que pode acontecer com alguém “sem experiencia” ao volante, é dele. Além disso, o responsável pelo veículo é quem será responsável pelas penalidade, e isso pode não ser nada interessante. De acordo com o entendimento da lei, a pessoa está contribuindo para o risco que eleva o número de acidentes. Ou seja, podendo machucar gravemente pedestres, outros motoristas e qualquer um que tenha relação com as ruas e vias.

Confira as principais informações sobre as penalidades para quem for pego deixando uma pessoa não habilitada dirigir um veículo:

  • Se existir flagrante, o responsável pelo carro arca com multa gravíssima e multiplicada por três. Ou seja, são 7 pontos na carteira;
  • Da mesma forma, as infrações cometidas pelo motorista sem habilitação, também serão de responsabilidade do condutor habilitado, podendo ter a sua habilitação cassada se houver reincidência no período de 1 ano;
  • Além disso, existe a penalidade de cunho administrado e o veículo é retido, só podendo ser retirado por algum habilitado que se apresente.

O que essas informações quer dizer?

Podemos ver que a multa sem habilitação pode trazer problemas muito sérios. Então, pense muito bem antes de entregar o veículo para alguém. Correndo o risco de passar por tidos esses riscos. No entanto, se o responsável pelo veículo também não for habilitado, ambos devem ser conduzidos e punidos. Arcando com as multas pertinentes ao caso. Ou seja, caso ambos não possuam CNH, não existe a possibilidade de registrar os pontos. O valor da multa é o mesmo de quem é habilitado e, além disso, o carro fica retido e deve ser feito o pagamento da diária em que o veículo ficará.

Portanto, tendo em vista todas essas informações, não podemos arriscar a nossa segurança e dos demais usuários das vias. Nem mesmo permitir que uma pessoa acabe “pagando” por um erro. Então, o ideal é que todos os que desejam dirigir, tenham sua CNH. Quanto antes isso acontecer, menos problemas existirão. Se você deseja tirar a sua, e ainda não tem certeza de onde fará isso, entre em contato conosco e conheça as nossas condições. Estamos aguardando o seu contato! Além disso, conheça as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog.