De acordo com a legislação vigente o processo de habilitação tem a validade de 12 meses, a partir da data de requerimento. Em outras palavras, a partir do momento que o candidato é inscrito no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Após dar entrada no processo, o candidato à primeira habilitação tem um ano para passar em todas as etapas

O primeiro passo é ser aprovado na avaliação psicológica, depois disso no exame de aptidão física e mental que avalia a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. “Após ser aprovado nesses exames, o candidato passa por 45 horas/aula de curso teórico e se aprovado no exame, começa as aulas práticas”. Informa Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

O curso prático deve ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A. Para a categoria B são obrigatórias, no mínimo, 25 horas/aula, das quais 05 horas/aula em simulador de direção veicular. “Os Centros de Formação de Condutores têm até 31 de dezembro para implantar essa nova estrutura curricular”. Explica Mariano.

Após a conclusão do curso, o candidato faz a prova prática. “Nessa hora, é importante que o aluno escute o instrutor, ele é a pessoa que sabe se o candidato está preparado ou não para fazer a prova”. Orienta o especialista.

A aprovação em uma etapa permite fazer a etapa seguinte. Se reprovar no exame teórico ou prático, o candidato terá que esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais tiver sido aprovado, desde que o processo esteja dentro da validade. Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.

 

O que achou da matéria: Habilitação: Fique atento a validade para o processo de aquisição? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.