Cometer infrações de trânsito é comum entre os condutores brasileiros. Em outras palavras, segundo estudo realizado com base nas estatísticas dos Detrans do País, de cada 10 condutores, seis cometem infrações regularmente.

De acordo com o especialista em trânsito e diretor do Portal Celso Alves Mariano, mesmo sendo contra as regras, o condutor deve desrespeitá-las. “Mesmo que o cidadão seja contra a norma, é seu dever respeitá-la. Além disso, procurar outros meios de defender a sua opinião.Portanto, cometer infrações de trânsito é uma atitude que pode levar a graves acidentes”.

Para os condutores que cometem infrações de trânsito com frequência, há algumas consequências como a suspensão do direito de dirigir. Ou seja, essa penalidade é imposta para aqueles que cometem certos crimes ou infrações. Além de para o infrator que atinge a contagem de vinte pontos, no período de 12 (doze) meses.

Portanto, o condutor que teve o direito de dirigir suspenso deve seguir algumas regras para conseguir recuperar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Acompanhe o passo a passo.

Entrega da CNH

Assim que o condutor é notificado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de que teve o direito de dirigir suspenso, ele terá um prazo para apresentar a defesa.

Entretanto, se a defesa não for aceita, o condutor terá a CNH suspensa pelo tempo correspondente à penalidade cometida. Assim como pelo número de pontos registrados no prontuário. Portanto, nesse momento ele deve entregar a CNH ao Detran e não pode dirigir. “Se o condutor for flagrado pela autoridade de trânsito conduzindo um veículo estando com a carteira suspensa, a CNH é cassada”. Explica o especialista.

Pagamento de taxas

Para conseguir marcar as aulas do curso de reciclagem, o infrator deverá emitir e pagar o boleto com a taxa referente. No entanto, esse valor pode variar de estado para estado.

Coleta de imagem e biometria

Se o motorista ainda não tiver esses dados cadastrados, deverá procurar o Detran de seu estado para cadastrá-los.

Prazos de penalidades

Para infratores não reincidentes na penalidade de suspensão do direito de dirigir, o prazo pode variar de 01 a 12 meses. Entretanto, para os infratores reincidentes, pode ser de 6 a 24 meses.

Curso de reciclagem

O curso de reciclagem, que tem carga horária de 30 horas/aula, é obrigatório ao infrator com direito de dirigir suspenso. Ou seja, que tenha provocado acidente grave, além disso, que tenha sido condenado por delito de trânsito. Portanto, o curso poderá ser realizado em duas modalidades: presencial ou à distância. No entanto, depende do órgão executivo de trânsito de cada Estado.

Recuperação da CNH

Depois de realizado o Curso de Reciclagem e cumprida a penalidade imposta pelo Detran, o condutor terá a CNH recuperada e poderá voltar a dirigir.

Aprender com a lição

O infrator que faz o curso de reciclagem deve aproveitar a oportunidade para reconhecer os erros e mudar comportamentos. “Portanto, condutor consciente comete menos infração e consequentemente diminui os riscos de se envolver em acidente”. Finaliza Mariano.