Mais um adiamento do Contran. O que era exceção está virando regra. Se o tema é polêmico o Contran toma decisões e, aos poucos, volta atrás. Ou seja, a Lei que obriga cadeirinhas no transporte escolar é adiada para 2017.

Aconteceu de novo, desta vez em relação a obrigatoriedade de cadeirinhas em veículos de transporte escolar. Ou seja, antes estava programada para entrar em vigor em fevereiro de 2016. No entanto, a obrigatoriedade do sistema de retenção nesse tipo de veículo ficará para fevereiro de 2017. A decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada através da Resolução 562/15.

Entenda melhor sobre a lei que obriga cadeirinhas no transporte escolar é adiada para 2017:

De acordo com o Denatran, mesmo antes desse prazo se um pai levar o equipamento, o motorista será obrigado a usá-lo. A obrigatoriedade do uso das cadeirinhas foi anunciada em junho e gerou protestos entre motoristas de vans e ônibus. Acima de tudo, alegando que a medida iria reduzir a capacidade de transporte. Além do aumento do custo e, consequentemente, o repasse do preço aos pais. No entanto, a legislação obriga que crianças de até 1 ano sejam transportadas no bebê-conforto, já entre 1 ano e 4 anos devem ser acomodadas em cadeirinhas com encosto e cinto próprio. Por outro lado, para crianças de 4 a 8 anos incompletos é exigido assento de elevação ou booster atado ao cinto de segurança.

 

O que achou da matéria: Lei que obriga cadeirinhas no transporte escolar é adiada para 2017? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.