A partir de sexta-feira 01/04/2016, motoristas de São Paulo precisam estar atentos ao calendário de vencimento do licenciamento veicular obrigatório. Além disso, o serviço pode ser feito a qualquer momento. No entanto, o condutor deve regularizar a situação de acordo com o número final da placa. Licenciamento 2016: Confira calendário de vencimentos em SP.

Ou seja, neste ano, o valor do licenciamento é de R$ 80,07 para todos os veículos. Portanto, para emitir o documento é necessário portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ou seja, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), válido em todo o país.

A entrega via postagem é uma opção. Então, neste caso, é cobrada taxa de R$ 11. Além disso, o licenciamento deve ser feito com antecedência para que o documento seja entregue dentro do prazo da tabela. Mas, a previsão de entrega dos Correios é de até sete dias úteis.

Como fazer?

O condutor pode pagar a taxa pela internet, assim como em caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados. Entretanto, a emissão do licenciamento também é condicionada à quitação de possíveis débitos como IPVA, seguro obrigatório e multas. Da mesma forma, o pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Quem preferir fazer o licenciamento presencialmente deve procurar a unidade do Detran em que o veículo está registrado. Além disso, pode recorrer aos postos do Poupatempo. Portanto, o serviço pode ser feito pelo proprietário do veículo, procurador ou por parentes próximos (pais, filhos, irmãos e cônjuge).

Vencimentos

Os vencimentos variam de acordo com o final da placa de cada veículo. Em primeiro lugar, regularize todas as pendencias do automóvel (caso houver) e atente-se aos vencimentos de acordo com a placa.

Confira abaixo o calendário:

Calendário para veículo automotor, reboque e semirreboque
FINAL DA PLACA MÊS LIMITE DE LICENCIAR
1 Abril
2 Maio
3 Junho
4 Julho
5 e 6 Agosto
7 Setembro
8 Outubro
9 Novembro
0 Dezembro
  • Da mesma forma, os veículos de carga (caminhão) devem ser licenciados entre setembro e dezembro. Em suma, confira o cronograma para essa categoria de automóveis:
Calendário para veículo de carga (caminhão)
FINAL DA PLACA MÊS LIMITE DE LICENCIAR
1 e 2 Setembro
3, 4 e 5 Outubro
6,7 e 8 Novembro
9 e 0 Dezembro

Portanto, atente-se ao licenciamento 2016 e não deixe de estar em dia com seu veículo.