Uma empresa norte-americana quer ajudar a solucionar um dos maiores problemas de mobilidade para deficientes físicos. Ou seja, o acesso aos carros. A Kenguru, criada pela advogada Stacy Zoern, que é cadeirante, anunciou a produção de um carro elétrico diferente dos carros com venda regular. Em outras palavras, que passam por uma adaptação para poder receber pessoas com deficiência. Esse modelo foi desenvolvido para acomodar um cadeirante na própria cadeira de rodas. Portanto, essa novidade é um exemplo de: Mobilidade e acessibilidade: carros exclusivos para cadeirantes.

Entenda melhor sobre o tema – Mobilidade e acessibilidade: carros exclusivos para cadeirantes

No veículo,apenas uma porta traseira, abre para cima, ao mesmo tempo em que surge uma pequena rampa para o embarque. Não há bancos, e o condutor fica na própria cadeira. A abertura da porta é automática e pode ser feita com um controle. Os comandos no interior são semelhantes aos de uma motocicleta. Ou seja, com acelerador e freios nas mãos e um guidão no lugar do volante. Um pequeno painel do lado direito indica velocidade, nível de bateria e luzes espia. A boa visibilidade é garantida pela grande área envidraçada. Com dois motores elétricos, o carrinho atinge velocidade máxima de 40 km/h e pode andar quase 100 km sem precisar ser recarregado.

No Brasil, um grupo de amigos do interior de Santa Catarina também desenvolveu um carro semelhante que foi batizado de Pratyko. No entanto, está em fase final de desenvolvimento.

 

O que achou da matéria: Mobilidade e acessibilidade: carros exclusivos para cadeirantes? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.