O olfato é um sentido poderoso no processo de fabricação do aroma dos automóveis. Ou seja, aquele famoso cheirinho de carro novo. Além disso, outra curiosidade é que bons motores contam com o refinamento a partir da necessidade de ajustes detectados pela audição apurada de especialistas.

O sentido é um aliado para alcançar o som característico do esportivo Focus RS. Da mesma forma que na preparação de um carro de competição na Fórmula 1 ou na afinação de um piano. Portanto, a Ford tem uma equipe treinada para garantir o ronco especial do motor EcoBoost 2.3 litros de 350 cv que equipa o esportivo.

Gunnar Herrmann, vice-presidente de Qualidade da Ford Europa

Num mundo onde os produtos são testados cada vez mais com dispositivos de alta tecnologia, ainda há tarefas que têm de ser aprimoradas por um bom par de ouvidos. Certamente, nosso time sabe qual é o som de um motor perfeitamente calibrado e os ruídos que podem indicar um problema. É como um médico que conta com a mais avançada tecnologia de diagnóstico. No entanto, ainda usa um estetoscópio para colher pistas da saúde de um paciente.

Os especialistas passam por meses de treinamento usando motores preparados para aprende a identificar defeitos de um som. Em primeiro lugar, os testes intensivos são realizados em 18 células à prova de som, no final da linha de montagem. Portanto, qualquer ruído ou assobio associado a problemas, como duto de lubrificação bloqueado. Além de dente de engrenagem danificado, deve ser identificado pelo especialista. Da mesma forma,  o motor é removido para verificação e a qualidade do processo é aprimorada.

O motor EcoBoost 2.3 que equipa o novo Focus RS foi especialmente projetada para fazer de 0 a 100 km/h. Além de 4,7 segundos e atingir velocidade máxima de 266 km/h. Da mesma forma, o motor do Focus ST também é testado com a mesma técnica.

“A experiência de ouvir milhares de motores nos permite perceber de imediato quando algo não funciona perfeitamente”. Diz Juan Carlos Rosmari, técnico de qualidade da Fábrica de Motores de Valência. “Cada tipo de motor tem seu próprio som e ao ouvi-los nas células de teste, aprendemos a conhecer suas características únicas e também os sinais que indicam um problema.” ajustes detectados pela audição apurada de especialistas