A mulher sempre foi tímida, temerosa, caseira e ligada ao trabalho doméstico. No entanto, num piscar de olhos, a partir da década de sessenta passa a invadir espaços nunca antes navegados. Ou seja, lança-se no mercado multidisciplinar, avança em todas as direções passando a concorrer sistematicamente com o homem. Depois disso, de pouco tempo para cá, a mulher também conquista o espaço das motocicletas. Que, acima de tudo, até então era domínio absoluto do sexo masculino. Ela começa como carona e logo assume o guidom.

Discretas, sem exibicionismo, cautelosas, preocupadas com a segurança, conquistam o mercado de motocicletas. Hoje, estima-se que 25% da frota brasileira de motos sejam comandadas por mulheres.

E porque será que esse mercado cresce tanto?

Vários são os fatores, como por exemplo:

  • Prazer de pilotar
  • Baixo custo
  • Baixo consumo
  • Manutenção de baixo custo
  • Fácil estacionamento
  • Proporciona laser e trabalho
  • Fácil mobilidade

Entretanto, a mulher não ficou só na utilização convencional da moto. Ou seja, partiu para motoboy, mototaxi, moto velocidade, MotoCross, rali e moto aventura. Portanto, invadindo áreas que jamais entrou.

Curiosamente temos observado que os acidentes envolvendo o sexo feminino tem sido baixo e quase sempre sem muita gravidade. No entanto, a gravidade torna-se predominante quando a mulher é passageira. Ou seja, sempre conduzida por homem, acima de tudo jovem.

Depois disso surgiu também um novo mercado de moda. Em outras palavras, roupas, capacetes, luvas, macacões, botas. Além disso, todo um aparato sofisticado e específico para atender uma nova vaidade feminina. Ou seja, a demanda cresce, o mercado se agiganta. Tudo é usado de conformidade com a legislação.  Portanto, com cuidados na utilização dos equipamentos de segurança, na manutenção dos mesmos e do veículo.

Fatalidades são raras para as mulheres, quando pilotando. No entanto, se justifica tendo em vista comportamento totalmente diferenciado em relação ao homem.

Principais diferenças na utilização da moto:
HOMEM MULHER
STATUS, PODER, CONQUISTA NECESSIDADE
EXIBICIONISTA HUMILDE
NEGLIGENTE, IMPRUDENTE  PRUDENTE, SEGURA
SEM MEDO MEDO
NÃO CAUTELOSO CAUTELOSA
ESQUECE A SEGURANÇA SEGURA
ACIDENTES MÉDIOS E GRAVES ACIDENTES LEVES
COMPULSÃO PARA VELOCIDADE SEM COMPULSÃO
IMPACIENTE PACIENTE
CHEGA AO ESTRESSE RÁPIDO ESTRESSE EM LONGO PRAZO
AGRIDE NÃO AGRIDE
INTOLERANTE TOLERANTE
NÃO USA A DIREÇÃO DEFENSIVA USA DIREÇÃO DEFENSIVA
VELOZ SEM VELOCIDADE
USA DIREÇÃO OFENSIVA NÃO USA DIREÇÃO OFENSIVA
FAZ USO DE ÁLCOOL E DROGAS RARAMENTE USA

E por aí vai, múltiplos outros fatores diferenciais estão presentes.

Como explicar que a mulher também conquista o espaço das motocicletas?

O homem difere em muitos aspectos da mulher. Ou seja, desde o metabolismo, as alterações hormonais, agilidade, agitação, desequilíbrio comportamental. Assim como os atos impensados, compulsividade, pressa, melhor orientação espacial. Além disso, a necessidade constante de impor condições e de se julgar o dono do mundo.

As diferenças estudadas por pesquisadores americanos foram justificadas por condições genéticas. Além disso, a ação de estrogênios na mulher. No sexo feminino há uma integração dos hemisférios cerebrais fazendo com que o hemisfério emotivo se conecte com o hemisfério analítico levando a atitudes mais elaboradas. Ou seja, mais seguras, conscientes e bem conduzidas. Em outras palavras, diferentemente do homem que têm como característica rapidez no raciocínio matemático e espacial. Acima de tudo, as mulheres são melhores nas condutas, nas palavras, nas relações humanas, mais tranquilas e analíticas.

Portanto, entende-se que sobre duas rodas, no laser ou no trabalho, a mulher é mais consciente, segura, cônsul dos riscos, responsabilidade e tem melhor desempenho. Portanto, a mulher também conquista o espaço das motocicletas, que antes era território apenas dos homens.