Multa por excesso de velocidade pode acontecer em qualquer horário em qualquer tipo de via e com qualquer pessoa. Ou seja, muitas vezes, devido a correria do dia a dia, a atenção nas regras de transito acabam não sendo prestadas atenção e infrações podem ser cometidas por isso. Esse tipo de multa é uma das mais registradas e gera pontos na CNH do condutor e um valor a ser pago. Isso por que elas são normas do CTB e, uma vez infringidas, trás consequências para o condutor.

Quantos pontos são gerados na CNH por excesso de velocidade?

Tudo depende do grau da infração. Ou seja, são 3 os casos de excesso de velocidade nos quais os condutores podem ser enquadrados. Mas, além dos pontos gerados, existe um valor a ser pago por cada grau.  Veja quais são os tipos e as pontuações:

  • Média – resulta 4 pontos,
  • Grave –  5 pontos
  • Gravíssima – 7 pontos (O valor da multa, neste caso, é multiplicado por 3)

Neste ultimo caso, o condutor pode ter a sua carteira de habilitação suspensa. O CTB prevê penalidades severas para quem excede a velocidade permitida, por que quanto mais rápido o veículo estiver, mais fácil ele pode perder o controle. Ocasionando assim acidentes, que muitas vezes podem ter vitimas fatais. Portanto, fique sempre atento as sinalizações e ao limite de velocidade permitido nas vias. Se o condutor já tiver pontos e quiser evitar a suspensão da sua CNH, é importante seguir as dicas e não cometer infrações de trânsito. E claro, além de pensar no bolso na hora de pagar as multas ou ter que reaver a sua carteira, pensa na sua segurança e na dos demais.

Em suma, para evitar pontos, pagamento de multas e até mesmo a suspensão da CNH, é importante estar sempre atento as regras e limites de velocidade. As Multa por excesso de velocidade podem trazer problemas, no entanto, não é só essa a questão. Pense na sua segurança ao efetuar alguma manobra, isso pode garantir a sua integridade física e vida. Caso tenha alguma dúvida ou problema com a sua habilitação, entre em contato conosco. Será um prazer te atender.