O álcool é um dos principais fatores para a ocorrência de acidentes de trânsito. Portanto, segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. O Governo Federal em parceira com o Ministério da Saúde e o Ministério das Cidades lançou em 2010 o Projeto Vida no Trânsito. Que, acima de tudo, promove a conscientização da população sobre a prevenção de acidentes no trânsito em todos os estados e municípios brasileiros. Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.saude.gov.br

O que diz a coordenadora da área de técnica de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva:

Marta alerta que, qualquer quantidade de álcool já ameaça a segurança ao volante. ” Toda bebida causa alguma interação Ou seja, o que gera interferência dependendo do peso. A prevenção é universal, em outras palavras, independente da quantidade, do tipo de bebida. Portanto, se bebeu não dirija. Além disso, essa de ‘foi só uma tacinha, uma latinha’, não vale. Estamos falando de vida, de prevenção e a recomendação é não dirigir depois de beber”.

O estudante de 27 anos, Jonatan Rodrigues, sabe bem o que pode acontecer com quem bebe antes de dirigir, mesmo em pequena quantidade “Nunca pensamos que o acidente vai acontecer com a gente. Fui na intenção só de beber alguns chopes. No entanto, o álcool influenciou no acidente, porque eu dormi no volante. Ou seja, o carro capotou, estava sem cinto, bati a cabeça no volante, rasguei o nariz um pouco por dentro. Além disso, o vidro do meu lado e da frente quebrou. Estou sem carro até hoje. Portanto, me arrependo de ter feito isso. Serve como lição com certeza, hoje em dia eu penso duas vezes ou vou de táxi. Se eu que quero beber mesmo, vejo com algum amigo que não bebe”.

O que achou da matéria: O álcool é um dos principais fatores para a ocorrência de acidentes? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.