Independente se comum ou aditivado, uma coisa é indiscutível, o motor precisa de combustível de qualidade para o bom funcionamento. Portanto, combustível de má qualidade, com água, impurezas ou adulterado, poderá até danificar o motor. Os fabricantes geralmente recomendam a utilização de combustível comum. Ou seja, de boa procedência e qualidade. “Utilizar combustível aditivado ou colocar aditivos extras no tanque pode representar um custo adicional desnecessário”. Afirma Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Quais as vantagem do combustível aditivado:

A vantagem é a limpeza que provoca no motor. No entanto, a gasolina comum ao passar pelas partes do motor do carro deixa resíduos. Ou seja, com o passar do tempo, o acúmulo desta sujeira, dificulta a mistura da gasolina com o ar. Que, consequentemente, provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Portanto, diminuindo assim, a eficiência do carro.

A grande diferença da gasolina aditivada para a gasolina comum, é que a aditivada possui uma espécie de detergente. Então, este detergente (aditivo) ao passar pelo motor dissolve a sujeira. Em outras palavras, evita o acúmulo de mais resíduos. Portanto, a sujeira vai junto com o combustível e também é queimada. “Diferente do que muitas pessoas pensam o aditivo não aumenta a potência da gasolina. Ou seja, ele apenas remove esses resíduos”. Explica Mariano.

Uma dica para quem prefere economizar, é que a cada quatro tanques de gasolina comum, seja abastecido um tanque de aditivada.

 

O que achou da matéria: O motor precisa de combustível de qualidade para o bom funcionamento? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.