O celular se transformou em um item essencial em nossas vidas, principalmente depois do crescimento das redes sociais. Portanto, não é raro vermos alguns motoristas utilizando o aparelho. Por exemplo, para atender uma ligação ou checar emails, Twitter e o Facebook, enquanto dirigem seus veículos. Além de ser proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, o uso do celular ao volante coloca em risco o condutor e todos nas vias de trânsito. Vale lembrar que mesmo os fones de ouvido e o viva-voz também estão proibidos.

Dirigir um veículo envolve tomada e processamento de informação e também atividades motoras. Apesar de muitos acreditarem que é possível combinar direção e celular, isso pode afetar a percepção do motorista, que demora mais para prever e identificar riscos, além de ficar mais lento e alheio ao que está ocorrendo.

Se for preciso utilizar o celular para falar ou enviar SMS, pare o carro. Até mesmo para traçar a rota no GPS, procure fazê-lo com o veículo ainda parado. Seja um motorista consciente!

 

O que achou da matéria: O uso do celular ao volante coloca em risco o condutor e todos nas vias de trânsito? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.