A Resolução 572 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no dia 18 de dezembro de 2015, normatizou o curso para formação de condutores. Consequentemente, o curso é para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Assim como as exigências para pilotar esse tipo de veículo. A medida entraria em vigor no último dia 29. No entanto, o Contran decidiu prorrogar a exigência da obtenção da ACC para 31 de maio de 2016.

Quem for conduzir um veículo de duas ou três rodas com até 50cc vai precisar realizar o curso teórico de 20 horas/aula. Além do curso prático de 10 horas/aula com uma avaliação teórica contendo 15 questões. Então, o aluno deverá ter um aproveitamento mínimo de 60% para aprovação. No entanto, os exames práticos seguirão os mesmos requisitos daqueles exigidos à categoria “A”. Portanto, necessário para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores.

Para Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, essas indefinições não contribuem em nada para a melhoria do trânsito. “Para o cidadão que deveria receber uma mensagem sólida do órgão de trânsito falta segurança que deveria acompanhar um assunto tão importante”

Para maiores informações sobre a exigência de habilitação para ciclomotores, entre em contato conosco e tire todas as suas duvidas.