Otimizando o Post, usando o Yoast

Agora você precisa clicar em “Posts” ou “todos os Posts” no menu lateral da Área Administrativa do Site para vermos a ferramenta na prática.

Configurações do Yoast SEO

 

Podemos ver três avaliações diferentes que o Yoast deu para os respectivos posts.

Como podemos ver o sistema é bem simples. Ainda haveria uma quarta opção que o Yoast poderia dar para as páginas.

Vamos entender cada um delas:

  • O ponto verde quer dizer que o seu site está amigável aos motores de busca. Ou seja a página contém poucos ou nenhum erro de SEO.
  • O ponto laranja quer dizer que tem uma quantidade de erros significativa e que o post pode ser melhorado.
  • O ponto vermelho é bem intuitivo, a sua página está com sério problemas aos olhos dos buscadores.
  • Ainda temos o ponto cinza. Esse ponto quer dizer que o Yoast não tem informações sobre aquela página. Talvez nenhuma palavra-chave tenha sido escolhida para o post, por exemplo.

A partir dessa coluna você pode passar por todos os posts do seu site e observar aqueles que precisam ser otimizados.

A cor do ponto já indicará a urgência de arrumar cada um.

É importante que mesmo quando você arrumar todos você confira até os pontos verdes, pois como falamos, mesmo com o ponto verde ainda podem haver alguns errinhos que você possa corrigir.

Se você encontrou uma página que quer otimizar, basta clicar no post.

Otimizando um post

Avaliação de posts do Yoast SEO

Dentro do post em modo de edição, desça até o final da página, depois do editor de texto. Você encontrará o print que vê acima.

Agora vamos por partes:

Otimizando postagem no Yoast SEO

Quando você clicar na aba do Yoast essas opções aparecerão para você. A primeira coisa a se fazer é informar o Yoast qual a sua palavra-chave, nesse caso “eu sou o Batman”. Assim ele avaliará o seu post.

O snippet que você vê ali é exatamente o que aparecerá nas SERPs (páginas de resultados nos motores de busca).

SEO title:

O título para SEO pode ser diferente do título do post. O Yoast observa duas coisas principais neles: o título e a posição da palavra-chave.

Como você pode ver tem uma barra verde logo abaixo, o que quer dizer que o meu título tem um bom tamanho. Se eu passasse o número ideal ela mudaria de cor e se estivesse muito pequeno, idem.

Outra coisa que o Yoast irá reparar é a posição da palavra-chave.

Nessa caso ela está no lugar ideal, o mais à esquerda possível. Isso influencia diretamente na taxa de cliques e deixa o post mais amigável para os buscadores.

Slug:

Slug nada mais é do que o que aparecerá na URL do seu post. O Yoast observará se a sua palavra-chave está na URL. No caso ela está. O que é correto.

Porém cometi erros propositalmente que o Yoast não apontará. Você consegue identificá-los?

Primeiro, use sempre letras minúsculas na URL e segundo, não separe o slug com espaço, mas com hífens.

Outro ponto positivo da minha URL é que ela é pequena e amigável. Evite links feios e enormes. Números, nem pensar. Use a palavra-chave e se necessário mais uma ou duas palavras.

Meta-descrição:

Se você pesquisar verá que as meta-descrições não são um fator de rankeamento. Mas poderiam elas afetar no seu SEO?

A resposta é: Sim!

Por que?

Simples, as meta-descrições podem aumentar bastante o CTR (taxa de cliques) do seu post. Se o Google que o segundo colocado na SERP tem mais cliques que o primeiro, eventualmente ele os trocará de posição.

A minha está propositalmente laranja, é o mesmo esquema que no título. Ela está muito pequena e o Yoast indica.

Outra indicação é utilizar a palavra-chave na meta. Não influenciará no SEO, mas ela ficará em negrito como você pode ver no meu exemplo. Isso chama a atenção do leitor e mostra que o post realmente fala sobre o que ele procura.

Erros de SEO:

Yoast SEO: tutorial

Aqui você pode ver que logo abaixo da palavra-chave o Yoast aponta os respectivos erros de SEO da página. A maioria deles é auto-explicativo. A cor apresenta a gravidade do erro.

Nem sempre será possível e nem necessário deixar tudo verde. As vezes o Yoast não identifica a palavra-chave na URL por ela não ter acento, por exemplo. Nesse caso pode deixar laranja sem problemas.

Em outros casos ele pode pedir a palavra-chave no primeiro parágrafo do texto. Só faça isso se não afetar a qualidade da sua introdução.

Alt text:

Esse é um erro que achamos necessário explicar.

O Yoast aponta como um erro a falta de imagem nos seus posts. E realmente o ideal é sempre ter uma imagem. E muitas vezes você verá o erro: os alt texts das imagens não possuem a palavra-chave.

Vamos ver melhor o que é isso.

Yoast SEO: eu sou o Batman

Sempre salve a sua imagem com o a palavra-chave separada por hífens, como na URL.

Use-a no título. E depois vamos ao alt text.

Ele é esse texto alternativo que aparece ali. A maioria dos especialistas em SEO indicam que ela deve ser uma descrição da imagem contendo a palavra-chave.

Feito isso. o seu post já deve estar pronto para ser publicado.