O Plenário aprovou inclusão dos agentes de trânsito no projeto Bolsa-Formação, além dos  guardas civis municipais. Portanto, a medida está prevista no Projeto de Lei da Câmara 92/2013. Que agora então, segue para sanção presidencial. O Bolsa-Formação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Em outras palavras, tem a finalidade de qualificação profissional dos profissionais de segurança pública e justiça criminal. O público alvo são os policiais militares, policiais civis. Assim como bombeiros, agentes penitenciários, agentes carcerários e peritos e guardas municipais.

Informações segundo Renan Calheiros, presidente do Senado sobre: Plenário aprovou inclusão dos agentes de trânsito no projeto Bolsa-Formação

O presidente do Senado, disse que incluir os agentes de trânsito e os guardas civis municipais como beneficiários do programa representa melhoria à segurança pública. Para ele, esses agentes também lidam com situação de bastante estresse. Ou seja, como sequestros-relâmpago, portes ilegais de armas de fogo e veículos roubados.

– Essa é, portanto, uma lei meritória. Que, no entanto, contribui para o aperfeiçoamento técnico dos que zelam diligentemente pela segurança pública – declarou Renan.

O Bolsa-Formação é pago a profissionais da segurança pública. Ou seja, que nos últimos cinco anos não foram responsabilizados ou condenados pela prática de infração administrativa grave. A contrapartida da bolsa, a ser dada pelo ente federativo onde atuam os agentes, deve vir de ações como investimentos em polícia comunitária. Assim como garantia do pagamento de um piso mensal aos agentes, comprometimento com as diretrizes do Pronasci, entre outras.

 

O que achou da matéria: Plenário aprovou inclusão dos agentes de trânsito no projeto Bolsa-Formação? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.