A partir do mês de abril, os pneus novos terão que exibir selo de eficiência e ruído do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portanto, no mês que vem, a medida, instituída a partir da portaria 544/12 da entidade, passa a ser adotada pelas novas linhas de pneus. Ou seja, a partir de 2016, será obrigatória para todos os pneus radiais.

Três informações estarão obrigatoriamente no selo. Em suma, a resistência ao rolamento, a aderência em pisos molhados e o ruído externo.
No caso das duas primeiras, serão exibidos os conceitos de A a G. Ou seja, onde A é o mais eficiente e G é o menos eficiente. No entanto, em relação ao ruído, será mostrado o número de decibéis produzidos, assim como o nível de ondas sonoras (de um a três).

Fonte: Revista Quatro Rodas

 

O que achou da matéria: Pneus novos terão que exibir selo de eficiência e ruído do Inmetro? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.