Tão importante quanto conhecer as leis de trânsito e ter habilidade para dirigir. Ou seja, ser um bom condutor significa ser um condutor responsável. O curso teórico tem como objetivo possibilitar a reflexão e o desenvolvimento de valores de respeito ao outro. Além disso, ao ambiente e à vida, de solidariedade e de controle das emoções. Hoje você verá dicas para realizar a prova teórica da Primeira Habilitação.

Para quem vai enfrentar essa etapa do processo de Primeira Habilitação, o Portal dá algumas dicas:

  • Quebrar paradigmas

Ao se inscrever para o curso teórico, o candidato deve ter em mente que é preciso aproveitar ao máximo essa etapa. Entrar na sala de aula sem dar importância e achar que o curso é apenas uma barreira para conseguir a tão sonhada CNH, é um dos maiores erros dos alunos. “Muitos já vem com a ideia de que o curso teórico é chato e não é importante. Ou seja, e acabam não aproveitando essa etapa. O instrutor tem um papel muito importante de resgatar esse cidadão e mostrar que o conteúdo pode ser muito interessante”. Opina Sílvia Maier, proprietária de um Centro de Formação de Condutores em Curitiba, no Paraná.

  • Estudar para a vida

Ser um bom condutor significa ser um condutor responsável. Uma atitude responsável pode começar, por exemplo, em optar por estudar para a vida, e não simplesmente para passar na prova para Primeira Habilitação do Detran. “Quando o futuro condutor internaliza o conhecimento e não apenas decora informações, o resultado é muito mais satisfatório”. Explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

  • Aproveitar o tempo em sala de aula

O curso teórico tem 45 horas/aula e é obrigatório cumprir toda a carga horária.  Nos momentos que estiver em sala de aula, o futuro condutor deve prestar o máximo de atenção no instrutor, nos conteúdos apresentados e nos materiais didáticos utilizados. É importante anotar dicas, indicações de sites e materiais complementares. Antes da prova, o aluno deve tirar todas as dúvidas com o instrutor.

Além disso, outras dicas para a prova teórica são:

  • Estudar em casa

É importante estudar em casa também, para garantir a aprovação. A internet é uma importante ferramenta de estudos. O aluno deve fazer provas simuladas, resumos da matéria estudada no dia e anotar eventuais dúvidas que surgirem para discutir em sala de aula. O Portal do Trânsito também tem um canal que pode ajudar a solucionar essas questões, basta clicar aqui.

  • Marcar a prova

O candidato deve marcar a prova apenas quando estiver seguro para realizá-la. Se estiver com dúvidas, é melhor estudar um pouco mais. Existem inúmeros materiais que podem auxiliar o candidato como vídeos, banco de questões, etc.

  • Antes da prova

O candidato deve manter a calma, dormir bem e evitar refeições pesadas. Além disso, deve Identificar o endereço do local da prova com antecedência e sair de casa cedo, para não chegar atrasado.

  • Durante a prova

Ler atentamente as perguntas é fundamental. “Muitos temem as famosas “pegadinhas” durante a prova. Mas para evitá-las basta ter calma e concentração”, diz Mariano. O candidato deve prestar muita atenção no enunciado para então ler as alternativas disponíveis, isso evita erros por distração na hora da interpretação da questão.