A legislação brasileira não determina qual é a idade máxima para alguém conduzir um veículo. Mas, esse é um assunto que merece bastante atenção. Se por um lado devemos respeitar o direito de ir e vir e de ser independente em qualquer idade, por outro precisamos ficar atentos. Acima de tudo, ao menor sinal que possa colocar em risco a segurança do condutor e das demais pessoas que utilizam as vias.

O número de idosos no Brasil vem crescendo exponencialmente. Com o passar dos anos, surgem algumas limitações naturais para o ser humano. Portanto, isso pode gerar insegurança por parte dos idosos que gostariam de continuar dirigindo. Para superar o medo, existem alternativas como os centros de treinamento para habilitados. Ou seja, que realizam atividades que ajudam a recuperar a confiança nos movimentos. Além disso, ensinam a perceber os sinais que indicam que dirigir sozinho já pode estar se tornando uma atividade arriscada.

Entenda melhor:

A partir dos 65 anos de idade, a renovação da CNH deve ser feita de três em três anos. Em suma, para que sejam avaliados com mais frequência os fatores de risco. Assim como a coordenação motora, possíveis problemas cardiovasculares. Além de pressão, visão e memória. O ideal, portanto, é que o idoso tenha check up regular. Em outras palavras, não só para evitar problemas no trânsito, mas também para garantir uma vida saudável na terceira idade.

O que achou da matéria: qual é a idade máxima para alguém conduzir um veículo? Caso tenham alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.