A atividade de dirigir com segurança exige muita atenção, o tempo todo. Portanto, qualquer distração ao volante pode provocar acidentes. Além disso, os motivos para desviar a atenção são muitos. Ou seja, conversar, procurar objetos, mexer em equipamentos. Assim como olhar para propagandas, paisagens, sonolência, e muitos outros. No entanto, atualmente o campeão em termos de desviar a atenção do condutor é o telefone celular. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, desde 2012, mais de 80 mil multas foram aplicadas a condutores que utilizam o celular mesmo estando dirigindo. E o número pode ser ainda maior. De acordo com as estatísticas que, de cada dez mil pessoas que usam o celular enquanto dirigem apenas uma é flagrada.

O número de acidentes causados pelo uso do celular tem aumentado muito. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas ao celular. Ou seja, não conseguem desligar desse hábito quando estão dirigindo, ao atender ligações, acionar aplicativos e até para digitar mensagens. “Tirar os olhos do trânsito por apenas 2 ou 3 segundos é o suficiente para bater no carro da frente, mudar de pista, colidir com um objeto imóvel ou atropelar alguém. Em apenas 5 segundos, a 80 km/h o veículo percorre mais de 100 metros”, explica o especialista em trânsito e diretor do Portal, Celso Alves Mariano.

Como proceder?

O correto é, antes de dirigir, colocar o celular no modo silencioso, e não olhar para o celular, nem que seja “só para ver quem está chamando”, e retornar as ligações depois de parar. Se estiver aguardando uma ligação importante, procure primeiramente um local seguro para parar.

O que achou da matéria: Qualquer distração ao volante pode provocar acidentes? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.