Para transportar cargas do lado de fora do veículo, o condutor deve respeitar a Resolução do Contran n°349/10. Ou seja, que estabelece critérios para transporte eventual de volumes em automóveis, caminhonetes e utilitários. Saiba como transportar a sua bicicleta em automóveis. Alguns servem tanto para pranchas de surfe quanto para bicicletas ou outros objetos que precisem ser transportados.

De acordo com a Resolução, o transporte de cargas deve respeitar o peso máximo especificado para o veículo. Para saber qual é, basta verificar o manual do automóvel.

Além disso, a carga ou a bicicleta deve estar afixada de modo que:

  • não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas e, em especial, não arraste pela via e nem caia sobre esta;
  • não atrapalhe a visibilidade a frente do condutor nem comprometa a estabilidade ou condução do veículo;
  • não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio e os indicadores de direção e os dispositivos refletores; ressalvada, entretanto, a ocultação da lanterna de freio elevada (categoria S3);
  • não exceda a largura máxima do veículo;
  • todos os acessórios tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados;
  • não se sobressaiam ou se projetem além do veículo pela frente.

Também é obrigatório o uso de segunda placa traseira de identificação nos veículos na hipótese do transporte eventual de carga ou bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, da placa traseira.

Lembre-se que esses itens têm o objetivo de garantir a sua própria segurança e dos demais condutores. Respeite e faça o transporte de cargas de forma adequada.

 

O que achou da matéria: Saiba como transportar a sua bicicleta em automóveis? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.