Incentivo ao transporte coletivo com os veículos biarticulados Scania. É um ônibus de 28 metros de comprimento, que transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes.

Este é o ônibus biarticulado F 360 HA, o mais novo veículo da Scania destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit). Portanto, o impacto desse tipo de produto nas grandes cidades representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais de transporte. Buscando soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.

O BRT vem ganhando espaço como solução viável para a mobilidade eficiente nas médias e grandes cidades. Atualmente, 27 cidades somam 61 projetos. O sistema é similar ao metrô, mas com custos operacionais até 10 vezes mais baixos e tempo de implantação de apenas 18 meses. Portanto, com esse modelo de transporte urbano é possível ter segurança, qualidade, integração intermodal, rapidez e conforto. Ou seja, com a elevada demanda de passageiros, cada vez mais são necessários veículos com maior capacidade.

O que diz o diretor de Vendas da Scania no Brasil, Silvio Munhoz:

O biarticulado Scania é uma solução eficaz e rápida para a população. Além de mais econômica e rentável para o operador, no transporte de alta capacidade. Nosso modelo tem um motor de grande porte, mas de baixa rotação, caixa automática e suspensão a ar. Acima de tudo, agora temos uma completa gama para o transporte urbano a partir de 12 metros. Além disso, trazemos para o biarticulado a tradicional redução de custo operacional dos ônibus Scania. Resumindo, cada componente foi projetado para aumentar seu desempenho e definir padrões de classe mundial para a economia de combustível, dirigibilidade, confiabilidade e disponibilidade.

O biarticulado Scania F 360 HA 8×2 segue os padrões de BRT do manual da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). Da mesma forma, adotado pela grande maioria das cidades brasileiras. A norma prevê corredores exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas. Portanto, requer veículos com piso alto, no mesmo nível da plataforma, a fim de facilitar o embarque e desembarque.

Biarticulado Scania: ideal para a mobilidade urbana eficiente

A novidade da Scania, o modelo F 360 HA, de piso normal, tem motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria). Isso em baixas rotações, para economizar combustível. Entretanto, o propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros. Além de permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Resumindo, constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador de alta durabilidade. Ele é compatível com o alto torque, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível. Além de reduzir a carga no motor, quando o veículo estiver parado.E faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.

vantagens dos biarticulados:

O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (maior do mercado), que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento. Além disso, o custo passageiro/km de um biarticulado pode chegar a até 40% menos que o de um articulado. Ele pode ainda, substituir praticamente dois articulados. As carrocerias disponíveis são Neobus e Caio.

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com sistema de articulação seguro com monitoração. Além do elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros. Ainda possui suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS. Ou seja, diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

Em primeiro lugar, ele pode utilizar cinco portas com vão livre de 1.100mm para facilitar o total acesso do passageiro e movimentação interna confortável. Segundo, nas estações de parada com menor demanda, o veículo pode utilizar as mesmas três ou quatro portas dos articulados. O que não exige nenhuma mudança nas estações para poder operar. Portanto, com sua lotação máxima de 270 passageiros, o biarticulado Scania pode levar de 20 a 25 segundos no tempo de desembarque. Resumindo, vantagem que garante menos tempo perdido e maior velocidade.

 

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