O respeito pelos sinais de trânsito é de suma importância para a segurança de todos os usuários das vias. No entanto, essa não é sempre a realidade que observamos nas estradas e ruas. Os sinais e placas são colocados no trânsito para controlar o tráfego. Além disso, você sabia que uma das maiores causas de morte no país, é o trânsito? Na maioria dos casos, esse tipo de acidente ocorre devido á atos irresponsáveis dos condutores, como por exemplo: ingerir bebidas alcoólicas, excesso de velocidade e o desrespeitos as leis de trânsito e sinalizações. É claro a importância de respeitar as leis e sinais de trânsito. A meta para 2020 é não ultrapassar o número de 19 mil vítimas fatais no ano. Será que isso é possível?

Por que o limite de velocidade e os sinais de trânsito devem ser sempre respeitado pelos condutores

Toda pista é projetada para que veículos de todos os tipos, transitem em determinada velocidade, considerada segura para aquele tipo de via. Exceder esse número é um risco tanto para o condutor, como para os demais ocupantes do veículo e usuários. Além disso, o respeito pela sinalização evita multas e problemas com o Estado. Nosso país está em 5º lugar no ranking mundial de acidentes de trânsito. Portanto, seguir as leis reduz diretamente o número de acidentes. Veja quais são as principais causas dos mesmo, no Brasil:

  • Falta de atenção no trânsito,
  • Desobediência à sinalização,
  • Não guardar distância de segurança,
  • Ultrapassagem indevida,
  • Ingestão de álcool,
  • Velocidade incompatível,
  • Defeito mecânico em veículo,
  • Animais na Pista,
  • Dormir ao volante,
  • Defeito na via.

Multas por excesso de velocidade podem ser revertidas?

Apenas se o motorista estiver prestando socorro a alguém. No entanto, para que isso seja possível, é importante que o motorista solicite no hospital o laudo médico com horário de chegada para atendimento. Assim como juntar todo documento que comprove sua presença no hospital para recorrer das multas. Portanto, Tendo em vista a importância de salvar a vida de alguém, as multas por excesso de velocidade nesse caso tendem a ser anuladas.

Mesmo na noitada, o motorista que for pego transitando em excesso de velocidade será multado. E, nesse caso, não cabe dizer que o sinal foi avançado e houve excesso de velocidade por medo da região em que transitava.

Portanto, todo cuidado é pouco quando falamos de segurança. As leis e sinalizações foram criadas por um motivo: trazer segurança para todos os usuais. Quando o desrespeito a isso acontece, as chances de acidentes com vítimas fatais é grande. Portanto, pense bem antes de infringir alguma lei ou furar um sinal. É da sua segurança que também estamos falando.