O livro Seu Carro: Sua Casa sobre Rodas, mergulha nesta intrincada rede que é o trânsito. Ou seja, procurando desvendar os mistérios e nuances dos elementos que constituem este espaço. Da mesma forma, focalizando desde o movimento do feirante que passa pelo trânsito quando ainda dormimos, assim como mais tarde o alimento que estará nas nossas mesas. Além disso, e tantos outros usuários, com suas variadas profissões, comportamentos ora como pedestre, ora como motorista, ciclista ou motociclista. Portanto, que ali passam, com seus sonhos, suas frustrações, seus objetivos, seus desejos.

Saiba mais do livro – Seu Carro: Sua Casa sobre Rodas

Focaliza a questão da violência na relação do motorista com o carro. Ou seja, mostrando que, mesmo sem querer, saindo de casa com tranqüilidade, podemos nos envolver subitamente num conflito de trânsito. Entretanto, em decorrência de várias razões. Relaciona, ainda, os tipos de motoristas e o seu comportamento no trânsito em função de cada tipo de personalidade. No percurso da sua análise levanta fatores que influenciam nossa maneira de agir ao conduzir nossos veículos, nos propiciando um espelho interessante de nossas ações para reflexão. Finalmente sinaliza com alternativas para uma vida melhor no trânsito.

Você que está se preparando para sair de casa já parou para pensar que tipo de motorista é? Calmo ou ansioso? A psicóloga Neuza Corassa especialista em trânsito pesquisou o comportamento dos motoristas durante 10 anos e definiu 5 tipos. Ou seja:

  • os donos do mundo,
  • os de comportamento mascarado,
  • os cautelosos,
  • os ansiosos
  • os perigosos por natureza.

A psicóloga coloca que muitas vezes o motorista enxerga o carro como um território particular. Como por exemplo, se estivesse em casa sobre este grande laboratório que é o trânsito, está no livro que está sendo lançado “Síndrome do Caracol – Seu Carro: Sua Casa sobre Rodas”.

Sobre a autora:

Neuza Corassa é psicóloga e especialista em trânsito. Autora do livro “Vença o Medo de Dirigir – como superar-se e conduzir o volante da própria vida”,  atualmente em sua 7a.  edição. Participação no livro Comportamento Humano no Trânsito, editado pela Casa do Psicólogo. Faz parte da ABPMC-Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, participando dos Congressos, e em alguns deles apresentando trabalhos. Além disso, é idealizadora/fundadora do CPEM – Centro de Psicologia Especializado em Medos, em Curitiba. Voluntária do projeto de parceria do CRP/08 e das três Varas de Delito de Trânsito de Curitiba. O referido projeto recebeu menção honrosa do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito em 2001. Na coleção Comportamento e Cognição, da ESETec. Assim como também tem publicações nos volumes 8, 10 e 14 . Foi uma das pioneiras do Brasil a desenvolver estudos sobre o medo de dirigir, hoje conhecido como a Síndrome do Carro na Garagem.