Durante audiência pública realizada na manhã de ontem, deputados estaduais e fabricantes de extintores de incêndio para automóveis decidiram entregar aos deputados federais pelo Paraná uma ata com as principais reivindicações em relação à Resolução nº 556/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ou seja, que torna facultativo o uso de extintores de incêndio para veículos de pequeno porte.

Entenda melhor:

Segundo o propositor da audiência pública, deputado Paulo Litro (PSDB), o debate ocorreu devido às consequências que a resolução do órgão federal está causando. Em outras palavras, à fabricantes e comerciantes do produto em todo o estado e no país. “Este é um tema muito preocupante. Só no Paraná, na região de Guarapuava, por exemplo, são cerca de um milhão de extintores em estoque. Portanto, o que equivale a R$ 34 milhões de prejuízo. Estão ocorrendo centenas de demissões. Assim como empresas estão fechando e num momento de crise essa resolução é um grave retrocesso. Como esta é uma resolução do Contran, é uma questão de competência da Câmara Federal. Portanto, vamos enviar a ata da audiência realizada para os nossos deputados federais. Podendo, acima de tudo, trabalhar juntos em prol dos empresários paranaenses e brasileiros”. Afirmou o deputado.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Vistoriadoras de Extintores Veiculares (Abravea), existem laudos técnicos que comprovam que o extintor é um item importante de segurança e que pode salvar vidas.

O que achou da matéria: Uso de extintores de incêndio para veículos de pequeno porte? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.