CET-SP aplicou mais de 10 milhões de multas em 2013. Entretanto, no Rio de Janeiro, as infrações ultrapassaram a marca de 3,6 milhões. Por outro lado, os motoristas da cidade de São Paulo receberam uma multa de trânsito a cada três segundos em 2013. Ou seja, uma multa é aplicada a cada três segundos em SP e a cada oito no Rio. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET). No ano passado inteiro, foram aplicadas 10.153.567 multas. Portanto, um acréscimo de 2% em relação as 9.958.646 autuações de todos os tipos aplicadas em 2012.

O aumento percentual no número de multas é semelhante ao crescimento de 3% da frota na capital paulista (de 7.363.210 veículos em 2012 para 7.577.216 no ano passado). Em outras palavras, na maior cidades do País, o excesso de velocidade é a principal infração cometida pelos motoristas. O que resultou em 3.149.729 multas em 2013 (31% do total). Assim como 3.199.148 em 2012 (32% do total).

Em segundo lugar aparecem as infrações relacionadas ao desrespeito ao rodízio, com 21%¨do total (2.177.038 multas) em 2013. Além de 22% do total (2.196.347) em 2012. Então, estacionar em local proibido fica com o bronze neste ranking, com 999.464 multas em 2013 e 1.000.587 multas.

Multas em faixas de ônibus quintuplicam na cidade de São Paulo

A surpresa está na quarta colocação de 2013. Ou seja, transitar em faixas ou corredores de ônibus gerou 713.548 multas no ano passado. Entretanto, em 2012, a infração não estava no ranking das cinco mais cometidas pelos motoristas, segundo a CET. No ano passado, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) implantou 316,4 km de vias segregadas para os coletivos à direita em toda a cidade.

Na capital do Rio de Janeiro, foram aplicadas a 3.631.020 multas. Ou seja, o equivalente a uma multa a cada oito segundos, segundo a CET-Rio e a Guarda Civil Municipal. A CET-Rio, que fiscaliza apenas por meio de radares eletrônicos, não detalhou os tipos de infrações cometidas pelos motoristas. Além disso, informou apenas que 2.320.871 multas foram aplicadas eletronicamente no ano passado, contra 1.931.618 em 2012.

A Guarda Municipal informou que aplicou 1.310.149 multas no ano passado e 1.377.657 em 2012. Ou seja, deste total, estacionamento sobre a calçada foi a infração mais cometida pelos cariocas, sendo 254.921 infrações em 2013 e 269.766 em 2012. Portanto, uma multa é aplicada a cada três segundos em SP e a cada oito no Rio.

Radares

Os radares eletrônicos são as principais armas das cidade na hora de autuar os infratores. Portanto, das multas aplicadas em São Paulo no ano passado, 72% (7.359.243) foram por meio eletrônicos. Assim como 19% (1.886.165) por agentes de trânsito e funcionários da SPTrans (empresa municipal que gerencia os ônibus). Além disso, 9% (908.159) por Policiais Militares do Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

Atualmente, a cidade de São Paulo tem 597 radares. Da mesma forma, deste total, 91 são específicos para fiscalizar invasão de faixa e corredor. Da mesma forma, sendo 79 para invasão de corredores e 12 de faixas à direita, segundo a prefeitura. A previsão da administração é que até março deste ano 843 novos radares sejam instalados.

No Rio de Janeiro, os radares eletrônicos aplicaram 2.320.871 multas no ano passado. Ou seja, um crescimento de 20% em relação as 1.931.618 autuações aplicadas no ano anterior. Portanto, segundo a CET-Rio, “O esforço empreendido para a intensificação da fiscalização contribuiu para reduzir em 4,26% o total de vítimas de acidentes de trânsito. Assim como, reduzir em 22,75% o total de mortes em acidentes de transito”. Na comparação entre os primeiros semestres de 2012 e 2013.

Horácio Augusto Figueira, consultor em pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e especialista em segurança de trânsito:

Diz que o número de infrações flagradas por radares e agentes de trânsito não é surpresa. Segundo ele, a quantidade de multa aplicada ainda é baixa na comparação com o desrespeito às normas de trânsito cometidos diariamente pelos motoristas. “Fiz uma pesquisa em 2007 que mostrou que bastam oito minutos no trânsito para o motorista atingir 20 pontos na carteira. No entanto, só uma parte disso é flagrado. Um motorista médio comete cerca de 10.000 infrações por ano. Ou seja, a culpa é nossa, estamos barbarizando no trânsito e a tendência é que as multas aumentem até que o momento que as pessoas percebam que são cidadãs obrigadas a respeitar as regras de transito”. Disse Figueira.