No Brasil, a sinalização de rua exclusiva para pedestres e ciclistas ainda dá os primeiros passos. Há lugares, contudo, que já foram além dos cronômetros que indicam para quem está na rua o tempo restante para atravessar.  Em Nova York, nasceu o projeto Pop Pop. No entanto. ainda está em fase de experimento. Estudantes do Programa de Telecomunicações Interativas (ITP) da Universidade de Nova York chegaram a uma ideia criativa: proporcionar uma experiência divertida. Além disso, personificando objetos comuns da cidade. Resumindo, com uma sinalização de trânsito interativa e mais humanizada.

Duas telas dispostas lado a lado, semelhantes ao resto da sinalização de trânsito rodam mensagens personalizadas para os pedestres. Em primeiro lugar, baseadas nas condições de interações de cada momento determinado. As mensagens variam de acordo com o humor do Pop Pop. Se satisfeito com as condições da via, mostrará mensagens como “Today is a great Day – smile!” (Hoje é um ótimo dia – sorria!), “NYC is a lovely city with you in it” (Nova York é uma cidade amável com você nela) ou “Have a fun day cause you’re awesome” (Tenha um dia divertido porque você é demais).

Por outro lado, se estiver se sentindo estressado com muito trânsito e caos nas ruas, as mensagens mudam de tom: “Come on folks, no jaywalking please!” (Qual é, pessoal, não atravessem a rua sem olhar, por favor!, “Please be safe NYC” (Por favor tome cuidado em Nova York) ou “Be safe. Look up from your phone”(Cuidado. Tire os olhos do celular).

O resultado é uma cidade mais viva e conectada, que busca tornar os sinais de trânsito mais humanos. O que achou sobre essa iniciativa para proporcionar uma sinalização de trânsito interativa e mais humanizada?