De acordo com a resolução do Contran, publicada no Diário Oficial de hoje (20), volta a ser obrigatório o uso de simulador em autoescolas. Depois de idas e vindas, o Contran voltou a tornar obrigatório o uso de simuladores de direção nas aulas práticas para a obtenção da CNH. Entretanto, inicialmente na categoria B e numa segunda etapa para a categoria A. As autoescolas têm até 31 de dezembro deste ano para se adequarem a nova determinação.

Segundo a Resolução 543/15, os candidatos à obtenção da CNH ou quem irá mudar de categoria, serão obrigados a fazer no mínimo 5 horas/aula, no simulador. Ou seja, sendo uma hora/aula com conteúdo noturno. As aulas no aparelho deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas.

Ainda de acordo com a nova regra, a regulamentação das aulas ministradas em simulador para habilitação na categoria A ocorrerá a partir da data da publicação das especificações técnicas a serem editadas pelo Denatran. Portanto, para os condutores das categorias C, D e E, o uso do equipamento é opcional.

De acordo com o Contran, o pedido da volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o País.

 

O que achou da matéria: Volta a ser obrigatório o uso de simulador em autoescolas? Caso tenha alguma dúvida, estamos a total disposição para te atender. Entre em contato e saiba tudo sobre leis, novidades e dicas de transito. Acima de tudo, confira todas as nossas matérias. Nelas constam tudo o que você precisa saber para estar de acordo com as leis. E assim, ficar por dentro das dicas. Além de manter a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.